Venda Otimizada

Ideias, cursos e manuais para ter uma loja de sucesso

Lição 2 – Curso “Como preparar a transformação de um café, padaria, ou confeitaria”

Lição 2 – A decoração

Nesta lição iremos estudar quais os elementos da decoração que poderão ser transformados.

Mas antes de começarmos a ver o que pode ser mudado ou transformado na decoração, vamos ter que definir as cores que vamos utilizar na imagem da loja.

As cores

A escolha das cores é muito importante por dois motivos.

O primeiro é que as cores influenciam a maneira como os clientes veem a loja.

O segundo motivo é que nos ajuda o trabalho. Como vamos ter que tomar muitas decisões em que vamos que ter que escolher cores, se não tivermos um guia com as cores que devemos utilizar, no final a loja será uma loja pouco apelativa, cheias de cores diferentes que não combinam umas com as outras.

Uma das hipóteses de escolha das cores é você selecionar uma imagem de uma confeitaria que veja na internet, ver quais as cores que estão a ser utilizadas, e utilizar essas mesmas cores na sua transformação de imagem.

A base da loja (paredes, tetos, pavimento, iluminação)

A base da loja é o que fica da loja se retiramos os produtos, os expositores, mobiliário e todo o equipamento.

Paredes

As paredes de uma confeitaria são bastante importantes porque a maior parte delas vai ficar à vista do cliente. Por isso temos que ter em atenção a sua decoração.

Mas isto não significa que as paredes têm que ficar com muitas coisas, ou com cores fortes. Pelo contrário, o que eu vejo de errado em muitas confeitarias, é que escolhem cores fortes para pintar as paredes, ou cores muito escuras, e no final as lojas ficam, ou muito “infantis”, ou muito tristes.

Lembre-se que as paredes da loja não têm que ficar todas iguais.

Tetos

Os tetos de uma confeitaria não são uma prioridade. Um teto excecional daria uma imagem diferente, mas a maior parte dos clientes não vai reparar no teto da loja, e por isso, o que você tem que fazer é pintar o teto novamente, caso ele precise de ser pintado.

Pavimento

O pavimento é uma parte importante da imagem da loja. Quando os clientes caminham precisam de olhar para o chão. Para além disso, a cor e o material do pavimento alteram a luminosidade da loja. Por isso, escolha um pavimento que tenha um material que seja adequado ao estilo de loja, mas também que faça a loja ficar mais clara ou mais escura, consoante o seu objetivo.

Existem muitas soluções para melhorar um pavimento sem ter que retirar o pavimento anterior e colocar um novo. Procure soluções simples e económicas, mas ao mesmo tempo apelativas.

Iluminação

A iluminação de uma confeitaria é muito importante. Não só por uma questão estética, mas principalmente por ser uma forma de fazer com que o cliente repare nos produtos que você vende, e tornar esses produtos mais apelativos.

Para além disso, a iluminação das mesas e cadeiras tem que ser agradável.

É por isso que uma loja deve ter dois tipos de iluminação. Uma iluminação mais geral, que ilumine a loja toda, e depois uma iluminação mais específica que sirva para iluminar determinadas áreas da loja, como por exemplo, vitrine, prateleiras, mesas, etc.

Utilize candeeiros suspensos ou focos de luz para iluminar os bolos. Lembre-se que as pessoas tendem a reparar mais nos locais onde existe maior intensidade de luz. E por isso, se os bolos, pães e outros produtos estiverem mais iluminados que o resto da lojas, as pessoas irão olhar mais para aí.

O balcão

O balcão (vitrine) é provavelmente o equipamento mais importante de uma confeitaria.

E é por isso que você deve gastar tempo e dinheiro com a transformação do balcão.

A maior parte dos balcões das confeitarias não são apelativos. São pouco atraentes.

Alguns parecem mais equipamentos industrias do que comerciais, não têm nada a embelezar. Outros, têm alguns embelezamentos, só que já estão ultrapassados. Há 10 anos atrás eram atraentes, hoje já não são. É o caso das madeiras (ou imitação) de tons amarelados ou alaranjados. Esses tons de madeira estão fora de moda.

Por isso, se o seu balcão não tem nenhum embelezamento, terá que colocar um. E isso não é assim tão caro quanto isso.

Se o embelezamento do seu balcão estiver ultrapassado, então deve ser substituído, ou transformado. Na maior parte das vezes, não é preciso substituir.

No exemplo da foto acima, podemos ver vários erros. Os tons da madeira, tanto do balcão como das mesas e cadeiras estão errados. Também a cor da parede é demasiado forte.

Não cometa estes erros, o seu balcão tem que tornar os produtos mais apelativos. Os clientes têm que ficar rendidos ao aspeto do produtos e com desejo de comprar.

Mesas e cadeiras

Uma confeitaria com boas mesas e cadeiras é uma confeitaria que faz os clientes olhar e querer entrar para se sentarem a comer ou beber alguma coisa.

E boas cadeiras e mesas não são apenas a qualidade das mesmas. Aliás, mais importante que a qualidade é o aspeto estético delas.

Cadeiras almofadas não estão na moda, por isso evite-as.

Metais pintados de cinzento também estão fora de moda.

Para além das mesas propriamente ditas, você pode melhorar o aspeto delas colocando objetos decorativos em cima delas. Vasos com plantas ou flores, entre outros, cria um ambiente mais agradável.

Armários e prateleiras

Muito provavelmente você vai precisar, para além do balcão, de armários e prateleiras para colocar produtos ou equipamentos.

Apesar dos armários e prateleiras não terem a mesma “força” que o balcão para vender, porque estão mais afastados dos clientes, se forem bem feitos podem ajudar bastante à venda.

Armários com espelhos e prateleiras de vidro estão fora de moda. Não os utilize.

Se tiver prateleiras em vidro, pode facilmente substituir por prateleiras em madeira.

A principal função dos armários e prateleiras é o de vender. Isso significa que deve procurar ter aí produtos que são para vender, e evitar colocar equipamentos, ou produtos que não são para vender diretamente, mas para serem usados na confeção de outros produtos. Ou seja, as prateleiras e armários não devem servir de armazém. Se tiver mesmo que colocar estes equipamentos e produtos nos armários, por falta de espaço, então coloque-os em armários com portas fechadas, para que não sejam vistos pelo cliente.

Mais uma vez, quero lembrar, o objetivo principal dos armários e prateleiras que estão à vista dos clientes, é vender.

A fachada

Por último vamos ver as fachadas. E talvez até devêssemos começar pelas fachadas, pois é a primeira coisa que os clientes veem.

A fachada é a cara da sua loja. É pela fachada que os clientes vão apreciar a loja, e decidir se vão entrar ou não.

Mas para além disso, a fachada tem um papel muito importante. E que é o de chamar a atenção das pessoas. Muitos lojistas esquecem isso, e não fazem fachadas que se destaquem.

As pessoas são muito complexas. Por vezes estamos a ver, mas não estamos a prestar atenção. É como se não existisse. E são assim muitas confeitarias. Podem até ter letreiros com cores muito fortes, mas as pessoas olham e não veem.

Para além disso, os clientes nem sempre veem a loja de frente, por isso você tem que ter a certeza que a fachada (ou parte) é visível de lado. Outras vezes, os clientes passam de carro, e você tem que ser capaz de criar uma fachada que possa ser vista em apenas alguns segundos, que é o tempo que um automobilista pode dispensar enquanto conduz.

Na próxima lição iremos estudar a exposição dos produtos.

Vamos ver o que é que tem que ser feito para que os clientes sintam vontade de comprar os seus produtos. Uma má exposição pode fazer com que um produto pareça pouco apelativo, e desta forma nunca será vendido e acabará por ter que ser oferecido ou colocado no lixo. Mas uma boa exposição consegue que os produtos pareçam muito melhores do que são na realidade.

Até à próxima lição.

Voltar ao topo