Lição nº1 – As vantagens de transformar a imagem do seu café, padaria ou confeitaria.
“Havia um casal jovem, sempre muito bem vestidos, que passava todos os dias em frente à minha confeitaria. Passavam sem olhar para aqui, como se nós não estivéssemos aqui. Depois, entravam na outra confeitaria aqui da rua, ali mais à frente.
Um dia, entraram aqui na loja e tomaram o pequeno almoço. No final perguntaram, esta loja é nova, não é?
E nas semanas seguintes mais casos destes. As pessoas que antes aqui passavam e não olhavam, começaram a entrar. E alguns clientes que só criavam problemas e complicações deixaram de aparecer. Ganhei novos e bons clientes, perdi os maus clientes.”
Foi por mais ou menos estas palavras que um lojista me descreveu o que aconteceu quando transformou a imagem da loja. A loja já existia há alguns anos, e no entanto, parecia que não existia para alguns clientes.
Este é o resultado que eu tenho visto em cafés, confeitarias ou padarias que fazem boas transformações: aumento do número de clientes, melhores clientes, e no final, muito mais vendas.
O aumento das vendas é a principal razão porque se deve fazer uma transformação, mas existem outras igualmente importantes.
Ultrapassar a concorrência
No negócio das padarias / confeitarias só há dois tipos de lojistas. Os que têm sucesso, e os que não têm.
Uma transformação bem feita, faz com que a loja passe a pertencer ao restrito grupo de lojas de sucesso.
Basta ver a imagem de uma loja, para que os clientes consigam saber quem é que tem sucesso e quem não tem. E os seus concorrentes também saberão.
Empregados mais motivados
O que eu tenho assistido, nas transformações que ajudei a fazer, é que os empregados mudam completamente.
Depois de passar dia após dia a ver a mesma imagem de sempre, os empregados deixam de estar motivados.
Uma mudança de imagem faz com que eles fiquem mais motivados, e isso sente-se na atitude. Ficam mais cooperantes com os colegas e donos, e ficam muito mais simpáticos e motivados para o atendimento.
Donos mais motivados
Eu também já passei pela sensação de ao final do dia de domingo começar a pensar no que vamos encontrar no dia seguinte, quando voltarmos ao trabalho.
Mas quando estava a fazer transformações de loja, a moral era completamente diferente. Estava sempre ansioso por voltar à loja e fazer os projetos de renovação. E depois, era maravilhoso ver os efeitos dessas mudanças, nos clientes, nos empregados, nas vendas, e na conta bancária.
São dos melhores momentos que eu já experimentei na minha vida de lojista. A mudança é excelente para o moral.
Menor reclamações de clientes
A maior parte das reclamações dos clientes tem mais a ver com o ambiente do que com o problema.
Numa loja em que os empregados não estão motivados, em que o ambiente à volta não é alegre nem inspira sucesso, é natural que os clientes também não estejam com boa disposição. Isso faz com que cada problema, por mais pequeno que seja, pareça muito mais grave. E assim, os clientes reclamam por tudo e por nada.
Mas se os clientes estiverem num ambiente agradável rodeado de pessoas simpáticas, não irão reclamar, mesmo quando surjam problemas.
Poder aumentar os preços
Você já deve ter ido a uma confeitaria e lhe terem pedido o dobro do preço que você leva por um café, exatamente igual ao seu.
Um café, um bolo, ou um pão, vale o que o cliente estiver disposto a pagar. E num ambiente mais agradável, o cliente valoriza mais o produto. Um produto que esteja numa loja com uma boa decoração, que esteja bem exposto, bem apresentado, num ambiente agradável, é visto pelo cliente como sendo muito mais valioso. E o cliente está disposto a pagar mais.
Se você tiver uma loja com uma boa imagem, pode, caso seja a a sua estratégia, aumentar os preços, e o cliente não se importará de pagar mais.
Porque é que está à espera de transformar a sua loja?
Muitos lojistas resistem à mudança da imagem da loja porque acham que fica muito caro mudar uma imagem de uma loja.
Eles pensam que, se gastaram, por exemplo, 20.000 euros para decorar a loja, então vão precisar de outros 20.000 euros para transformar a loja.
Só que isso não é verdade. Você vai precisar de uma fração do que gastou inicialmente.
Em primeiro lugar, você não vai ter que deitar tudo fora e começar de novo. O que você deve fazer é adaptar e modificar o que tem. E a maioria dos equipamentos poderão ficar tal como estavam.
Em segundo lugar, mudar a imagem não é só mudar a decoração.
A decoração faz parte da imagem, mas é apenas uma parte. Para além da decoração, a imagem inclui a exposição, a apresentação, os materiais gráficos, entre outros. E muitas destas alterações não custam dinheiro nenhum. Só custam trabalho e dedicação.
Outros lojistas pensam que não têm tempo para poder fazer a transformação e não podem fechar a loja durante muito tempo, porque precisam de vender.
Eu nunca fiz uma transformação que tivesse que fechar a loja por mais que um dia seguido. E a maior parte das transformações foram feitas com a loja aberta. E outras foram feitas ao fim-de-semana, ou antes, ou depois da loja abrir ao público.
Não é preciso fazer as mudanças todas de uma só vez. As mudanças podem ser feitas ao longo de vários meses.
Se você está à espera de uma época do ano em que possa estar fechado durante um mês, você nunca irá transformar a loja. Irá continuar a adiar, e perderá a oportunidade de aumentar as vendas.
Para quem não está habituado a fazer transformações de lojas, esta pode parecer uma tarefa muito complicada. E não vou esconder a verdade. Se você tem que fazer o trabalho sem ajuda, isso será complicado.
Mas é por isso que eu vou ajudar, e vamos ver na próxima lição quais os passos a dar na transformação da sua loja.
Na próxima lição iremos ver quais os passos a dar na decoração da loja. Vamos ver quais as tarefas a serem feitas.
Por isso prepare-se para uma lição bem prática.
Até à próxima lição.