Um conselho antes de promover um empregado

Ao longo da minha vida profissional, já chefiei centenas de empregados.

Já fiz muitas coisas bem feitas, mas também já cometi muitos erros a chefiar pessoal. E hoje gostaria de falar precisamente de um desses erros, porque é um erro que muitas empresas cometem.

E esse erro é promover pessoas que não têm capacidade para o novo cargo.

Existe uma “lei” da gestão de pessoal que diz que “todo o empregado tende a ser promovido até atingir um nível de incompetência” – Chamou-se a esta lei “O Princípio de Peter”

A explicação deste princípio é simples e é fácil de perceber. Se formos promovendo um empregado, há-de haver um ponto em que esse empregado fica com um cargo para o qual não tem qualificações suficientes.

Todos nós temos as nossas limitações, e por isso haverá sempre um cargo para o qual somos incompetentes.

E isto acontece muito nas empresas, porque temos tendência a promover as pessoas que já são competentes num cargo da empresa.

Eu tinha uma empregada que era muito competente no que fazia. Era vendedora de uma loja, e até tinha qualidades de chefia. Um dia, essa empregada veio dizer-me que estava a fazer um curso de vitrinismo e decoração de lojas. Gostei do facto dessa pessoa ter iniciativa e de querer evoluir.

Passados uns meses dei a oportunidade a essa empregada de fazer as montras da loja.

E o resultado foi desastroso. Mas nem foi o facto de o resultado ser mau (os clientes entravam muito menos na loja), que foi o problema. O problema é que essa pessoa achava que tinha feito um bom trabalho, e em vez de querer melhorar, amuou.

Você já deve ter passado por isto, quando contraria um empregado, ele amua, e começa a criar um ambiente negativo que prejudica o trabalho e as vendas.

Uma boa vendedora com qualidades de chefia tinha sido promovida a um trabalho para o qual era incompetente, e ainda por cima, não queria melhorar.

Se tiver um pouco de tempo, aconselho a que leia o livro que deu origem ao “Princípio de Peter”.

Moral da história

Não devemos promover pessoas só porque elas são competentes noutro cargo. Devemos promover as pessoas se tivermos a certeza que essa pessoa será competente nesse novo cargo.

A minha experiência diz-me que na maior parte dos casos é preferível contratar alguém de fora, que já tenha dado provas de competência nesse cargo.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.

Um conselho antes de promover um empregado
Voltar ao topo