T-shirts

Como escolher as t-shirts (camisetas) para estampar

Apesar de na maior parte das vezes o desenho que está na t-shirt (camiseta) ser o mais importante, a t-shirt também é muito importante.

Então, como escolher as t-shirts para estampar?

(se pretende saber onde encontrar quem estampe as t-shirts, leia este artigo: Onde podem os designers estampar e vender t-shirts)

Apesar do tema ser longo e técnico, vou tentar simplificar ao máximo, dando apenas a informação que você mais precisa quando tiver que escolher as t-shirts.

Vou dividir o tema em duas áreas:

  1. Modelo
  2. Material

1 — Modelo

Escolher as t-shirts através do modelo, é escolher através do design da t-shirt.

Mangas

Existem 3 tipos de modelos em relação às mangas:

  • sem manga,
  • manga curta,
  • manga comprida.
T-shirts sem manga

As t-shirts sem manga, também são chamadas de top, ou de t-shirts com mangas cavadas. Elas podem aparecer em modelos masculinos, como por exemplo:

t-shirt de homem manga cavada - como escolher t-shirts para estampar
T-shirt com manga cavada

Mas são mais utilizadas em modelos femininos.

Um modelo muito popular são os tops tipo nadadora, em que na parte de trás a cava da manga é muito grande, tal como no exemplo seguinte:

top senhora tipo nadadora
T-shirt (ou top) cavada tipo nadadora

E existem também os tops com alças. Neste caso, existem muitas variantes de modelos. Aqui fica um exemplo:

top senhora com alças - escolher as t-shirts
Top com alças
T-shirts manga curta

Passemos agora às t-shirts de manga curta.

Para o público masculino, estas são as t-shirts mais vendidas (e de longe). No caso do público feminino, elas também são as mais vendidas, mas em países mais quentes, os tops também se vendem muito.

Mas nem todas as mangas curtas são iguais. Existem três tipos de manga curta:

A normal ( e que como o nome indica, é a mais utilizada). Também é chamada de manga montada. Aqui fica um exemplo:

t-shirt manga curta normal
T-shirt básica. Este é o modelo mais utilizado para homem.

Depois, há o modelo com mangas Raglan. Este é um modelo que foi inventado para os jogadores de basebol. São mais confortáveis para desporto. Mas não é só em modelos desportivos que ela é usada.

Quando tem as mangas de cor diferente do corpo, o efeito é bastante interessante. E aos longos dos anos, este tipo de t-shirt com mangas Raglan já esteve várias vezes na moda.

Aqui fica um exemplo:

t-shirt manga reglan
Neste exemplo de mangas raglan, as mangas são de cor, e o corpo é branco. Mas qualquer combinação de cores é possível. Tudo depende da imaginação do estilista.

Outra variante das mangas curtas é o modelo de mangas Ringer. Não é um modelo muito utilizado, mas por vezes está a na moda. Eu pessoalmente acho que faz umas t-shirts para mulher bastante apelativas.

Nas mangas Ringer, existe um vivo no final da manga, e muitas vezes também na gola. O vivo é uma tira de malha (normalmente de cor diferente) que cobre o final da manga.

Mas como um imagem vale por mil palavras, aqui fica um exemplo:

Como escolher as t-shirts - t-shirt mulher ringer
T-shirt “Ringer”
T-Shirts manga comprida

Nas t-shirts de manga comprida, também existem mangas montadas (as normais) e as mangas Raglan.

Um exemplo de manga normal comprida:

t-shirt mulher manga comprida
Manga comprida montada (modelo normal)

E um de manga comprida tipo Raglan:

Manga comprida Raglan

Gola

Existem dois tipos de gola:

  • Redonda
  • Em V

A gola redonda é a mais utilizada. Atenção que algumas t-shirts têm uma gola muita fechada (junto ao pescoço), e outras têm golas mais abertas (com grande decote).

Utilizar uma gola com maior ou menor decote tem a ver com a moda — há anos em que se usa mais uma, outros em que se usa mais outra — mas também com o clima. Nos países com clima mais quente, as pessoas preferem decotes mais abertos.

A gola em V, tal como o nome indica, é um gola que faz o formato em V. Aqui fica um exemplo:

T-shirt mulher decote em V
Exemplo de uma t-shirt com decote em V. Neste caso é um decote bastante aberto.

Corpo

Em relação ao corpo da t-shirt, devemos ter em atenção três aspetos para escolher as t-shirts:

  • Costuras laterais
  • Forma da cintura
  • Ajuste
Costuras laterais

Há t-shirts que têm costuras laterais, ou seja a parte da frente da t-shirt é cosida à parte de trás da t-shirt. Mas há t-shirts que não têm costura lateral. Neste caso, o corpo da t-shirt é só uma peça. Isto é possível porque se usa malha tubular.

De uma forma geral, as t-shirts de senhora, têm sempre costuras laterais (e a razão é a explicação do ponto seguinte).

Já nas t-shirts para homem, as t-shirts mais baratas normalmente não têm costuras laterais. E as mais caras têm. Na prática, a maior parte dos clientes não repara no pormenor da costura lateral. Por isso, penso que não é um problema ter ou não costura lateral (para t-shirts de homem e rapaz).

Forma da cintura

A forma da cintura é importante para as t-shirts de senhora.  Se reparar nas t-shirts de homem, o corpo é a direito (sem ser cintado). Mas nas t-shirts de senhora, a cintura não é a direito — faz uma curva. Veja o exemplo de uma t-shirt sem ser cintada:

t-shirt sem ser cintada

E de uma t-shirt cintada:

t-shirt senhora cintada

Como em tudo, a moda pode fazer com que as t-shirts sejam mais ou menos cintadas. Mas se as t-shirts forem para mulher e se forem para serem usadas justas ao corpo, o que eu aconselho é que escolha t-shirts bastante cintadas. O corpo típico da mulher portuguesa (e penso que da brasileira é igual) é em forma de pêra (com as ancas largas), e se a t-shirt não tiver uma forma cintada, ela fica demasiado apertada na cintura.

Já tive modelos de t-shirts para senhora que assentavam bem em clientes estrangeiras (inglesas, francesas, alemãs, etc), mas que as mulheres portuguesas que as experimentavam, não as compravam por ficarem muito apertadas na cintura. E se escolhessem um tamanho maior (para assentar bem na cintura), ficavam muito largas no peito.

Ajuste

Outro aspeto a ter em atenção é o ajuste, ou seja, se é um modelo para se usar justo ao corpo, ou “solto”. Mais uma vez, o que conta é a moda. Umas vezes usam-se mais largas, outras mais justas. E isto aplica-se tanto a t-shirts de homem como senhora. Ainda que normalmente, quando a moda para homem é a de t-shirts justas, a moda para senhora é de t-shirts largas. E vice-versa.

Tamanhos

Outra aspeto a ter em atenção é a quantidade de tamanhos e a escala entre tamanhos. Vamos ver como escolher as t-shirts adequadas.

Para homem, eu aconselho 5 tamanhos: S, M, L, XL, XXL. Se tiver muitos clientes pode ter também o XS, e o XXXL. Mas estes são tamanhos menos vendidos.

Para senhora deve ter 4 ou 5 tamanhos. Nos modelos muito largos, pode ser suficiente 3 tamanhos.

Outra questão é a diferença entre tamanhos. O que eu aconselho, é que na largura do corpo da t-shirt (estendida), esta varie de 2 cm ou 3 cm, entre tamanhos. E 1 cm a 2 cm no comprimento.

2 — Material

Selecionar o material correto também é importante quando escolher as t-shirts.

Tipo de malha

As t-shirts são feitas em malha. Muitas pessoas chamam ao material das t-shirts de tecido. Mas não está correto. Tecido é o que se usa nas blusas ou nos jeans. As t-shirts, polos, e sweat-shirts são feitas com malha. O método de fabrico de cada um deles é diferente. Se pretender saber um pouco mais pode ver na Wikipedia: malha; tecido.

Existem vários tipos de malha (na forma como são fabricadas). Mas existem dois que são os mais usados em t-shirts:

  • Jersey
  • Rib
Malha Jersey

A malha Jersey é a mais utilizada, e de longe. Quase todas as t-shirts que se encontram nas lojas são feitas com malha Jersey.

E existe uma razão para ser a mais utilizada — é a malha mais polivalente.

São malhas que têm boa elasticidade, e são malhas bastante resistentes à lavagem e à deformação.

Malha Rib

A malha Rib é uma malha que é muito elástica. É por isso é muito utilizada em tops que sejam para usar justo ao corpo.

A malha Rib é fácil de distinguir da malha jersey. A malha jersey é quase lisa. Só se olharmos muito perto é que vemos que não é lisa. Já a malha Rib não é lisa. E se a esticar, vê-se que tem um padrão de riscas, como se fossem umas canas. Aqui fica uma foto ampliada:

Exemplo de malha Rib

Para a maioria dos casos, eu aconselho malha jersey. Só nos casos de querer uma malha que seja para estar muito justa ao corpo, é que eu aconselho o Rib. A malha Rib é muito elástica, mas o principal defeito é que se deforma bastante. E se não tiver qualidade, ao fim de algumas lavagens já perdeu toda forma e fica com mau aspeto.

Composição

Os fios das malhas podem ter muitas composições diferentes. Mas existem 3 que são as mais utilizados:

  • Algodão
  • Poliéster
  • Elastano
Algodão

O algodão é de longe o material mais utilizado. Seja em malhas 100%, ou em combinações: algodão/poliéster; algodão/elastano.

As principais vantagens do algodão são duas:

  • É uma fibra natural, e por isso é vista como sendo mais ecológica.
  • É mais fresca, porque deixa o ar circular com mais facilidade.

Como principais defeitos é que:

  • É mais difícil manter a cor após lavagens. Se for muito lavada começa a perder a cor. É por isso que para a roupa laboral é mais aconselhável o poliéster.
  • Pode encolher com a lavagem.

Mas este defeitos só se encontram nas t-shirts com malhas de menor qualidade. As malhas de qualidade não têm estes problemas, pois têm tratamentos especiais que evitam que encolham e que percam a cor. Mas você já sabe, se comprar t-shirts baratas, pode vir a ter este problema. Por isso eu aconselho sempre que faça um teste de lavagem a uma t-shirt. Meça a t-shirt (largura e altura) antes e depois da lavagem. Encolhimentos de 1 cm são aceitáveis. Mais que isso, pode ser um problema.

Poliéster

O poliéster é uma fibra artificial, feita a partir do petróleo. Mas tem muitas vantagens:

  • A cor é mais nítida e resiste melhor à lavagem
  • Encolhe menos com a lavagem

As t-shirts que levam uma parte em poliéster e outra em algodão são boas t-shirts, pois têm as vantagens do algodão e do poliéster.

Existem t-shirts 100% poliéster. Estas t-shirts são usadas para a técnica de sublimação, ou então para t-shirts de desporto. A vantagem de utilizar o poliéster nas t-shirts de desporto é que são mais fáceis de secar. O suor escorre pela t-shirts e não fica agarrado às fibras da t-shirt.

Portanto, estes são os dois únicos casos em que eu aconselho usar 100% poliéster:

  • Para estampar através da sublimação
  • Para t-shirts de desporto.
Elastano

O elastano também é uma fibra artificial. Provavelmente já ouviu falar desta fibra com o nome de Lycra. A Lycra é uma marca de elastano.

A principal vantagem desta fibra é que ela é extremamente elástica. Uma t-shirt que tenha elastano, é uma t-shirt muito elástica.

Por isso, se você quiser uma t-shirt ou top que seja para usar justa ao corpo, tem duas opções:

  • Malha Rib
  • Malha Jersey com algodão e elastano.

Normalmente as malhas com elastano têm as seguintes composições:

  • 98% algodão / 2% elastano
  • 95% algodão / 5% elastano
  • 90% algodão / 10% elastano

Não é necessário ter mais de 10% de elastano. O elastano é mais caro que o algodão, e mesmo com 5% já se consegue uma boa elasticidade.

Gramagem

Outro aspeto importante é a gramagem da malha, ou seja o peso da malha.

Em princípio (mas existem exceções), quanto mais peso tiver a malha mais grossa ela é. 

Se for ver um site que venda t-shirts lisas, irá ver que eles falam em gramagens de 150 grs, 160 grs, etc. O que é que este números significam?

Uma t-shirt com malha de 150 grs, não significa que a t-shirt pese 150 grs. O que significa é que um pedaço de malha de 1 metro quadrado (100cm X 100 cm) pesa 150 grs.

Quais as vantagens de ter gramagens mais altas?

  • A t-shirt fica mais grossa e não se deforma tanto.
  • É mais “quente”.
  • É mais opaca. Uma malha com pouca gramagem fica quase transparente, principalmente se tiver uma cor clara.
  • É vista como uma t-shirt de mais qualidade (principalmente nas t-shirts de homem)

E quais as vantagens de ter gramagens mais baixas:

  • São mais baratas.
  • São mais frescas
  • São mais elásticas.

Quais as gramagens mais adequadas para escolher as t-shirts para a sua coleção?

Para t-shirt de homem eu aconselho gramagens entre os 150 grs e os 180 grs.

Para t-shirts e tops de senhora eu aconselho gramagens entre os 140 grs e os 160 grs.

3 — Como escolher as t-shirts segundo estas caraterísticas?

No final deste artigo provavelmente você já está baralhada. Mas não se preocupe, eu vou ensinar como é que você pode usar toda esta informação.

Vamos imaginar três situações:

  1. Você quer começar um negócio, e por isso quer ter apenas as t-shirts que mais se vendem.
  2. Você quer desenvolver mais o negócio e quer t-shirts que tenham um toque de moda, e que não sejam apenas as básicas.
  3. Você quer ser arrojada. Quer ter t-shirts diferentes. Você quer fazer a sua própria moda.

Vamos ver como é que você pode desenvolver cada uma destas estratégias.

Começar com os modelos básicos

Para começar com apenas os modelos básicos, eu aconselho escolher as t-shirts seguintes.

Para homem:

  • T-shirt manga curta 100% algodão. Manga normal. Gola redonda. Malha Jersey. Gramagem de 150grs ou 160 grs.

Para mulher:

  • T-shirt manga curta 100% algodão. Manga normal. Gola redonda. Malha Jersey. Gramagem de 140grs a 160 grs.
  • Top (t-shirt cavada). Malha Jersey ou Rib. 100% algodão. Gola aberta.

T-shirts de moda

Se você quer escolher as t-shirts que estejam na moda, então o que eu aconselho é que você:

  1. Visite as lojas mais importantes (que também vendam t-shirts) para o seu tipo de cliente. O ideal é que vá mesmo às lojas físicas, mas também que veja nos sites dessas lojas. Se você estiver a pensar em vender a adolescentes, então visite a Pull and Bear, a Bershka, ou a Forever21.
  2. Anote todas as caraterísticas das t-shirts que eles têm, e que nós já vimos. Nomeadamente: Gola, composição, tipo de malha, mangas, etc.
  3. Tente escolher as t-shirts para a sua coleção que tenham as mesmas caraterísiticas das t-shirts da moda.

T-shirts diferentes

Aqui a estratégia é simples, você só tem que escolher as t-shirts conforme o modelo que você, como estilista, mais gosta, sem se preocupar com o que é moda. Faça a sua própria moda.

Lembre-se que há várias maneiras de criar um negócio rentável de t-shirts. Tanto pode ser tendo t-shirts que estejam na moda, como tendo t-shirts com modelos diferentes.

Se quiser aprender a criar um negócio de t-shirts, leia este artigo:

Como criar uma marca de t-shirts

Ou então, este livro:

Como criar um negócio de moda a partir de casa