Florista

Como decorar uma loja de flores (florista)

Neste artigo vamos ver quais os 3 pontos principais para decorar uma loja de flores.

1 – A base da loja (paredes, tetos, pavimento, iluminação)

A base da loja é o que fica da loja se retiramos a mercadoria, os expositores, mobiliário e todo o equipamento.

As paredes de uma loja de flores ficarão, em parte, tapadas pelos expositores, mas a parte que fica visível, deve e pode ser embelezada. Esta é uma vantagem em relação a começar a decorar uma loja de novo. Você só precisa de modificar a parte das paredes que está visível, e por isso poupa bastante dinheiro.

Os tetos de uma loja de flores não são uma prioridade. Um teto excecional daria uma imagem diferente, mas a maior parte dos clientes não vai reparar no teto da loja, e por isso, o que você tem que fazer é pintar o teto novamente, caso ele precise de ser pintado.

O pavimento é uma parte importante da imagem da loja. Quando os clientes caminham precisam de olhar para o chão. Para além disso, a cor e o material do pavimento alteram a luminosidade da loja. Por isso, escolha um pavimento que tenha um material que seja adequado ao estilo de loja que escolheu, mas também que faça a loja ficar mais clara ou mais escura, consoante o seu objetivo.

Existem muitas soluções para melhorar um pavimento sem ter que retirar o pavimento anterior e colocar um novo. Procure soluções simples e económicas, mas ao mesmo tempo apelativas.

A iluminação de uma loja de roupa é muito importante. Não só por uma questão estética, mas principalmente por ser uma forma de guiar o cliente ao longo da loja para o que lhe interessa – vender.

É por isso que uma loja deve ter dois tipos de iluminação. Uma iluminação mais geral, que ilumine a loja toda, e depois uma iluminação mais específica que sirva para iluminar determinadas áreas da loja, como por exemplo, prateleiras, mesas, vasos, etc.

2 – Expositores

Vamos agora entrar na parte do recheio da loja.

Os expositores e mobiliário são os equipamento onde vamos colocar as flores, e outros produtos que queremos expor.

Existem muitos equipamentos diferentes. Você pode comprar estes equipamentos em lojas que vendem equipamentos para lojas. Mas também pode comprar estes equipamentos em lojas de decoração para casas, ou lojas de bricolage.

A vantagem de comprar em lojas de decoração para casas, é que o preço costuma ser mais baixo e os prazos de entrega também são mais curtos.

Outra solução é melhorar os expositores que você já tem na loja.

Embelezar o mobiliário pode não ser muito difícil. Você pode pintar, ou pode forrar. Desta forma consegue melhorar imenso sem ter que gastar muito dinheiro e muito tempo.

3 – Fachada

A fachada da sua loja é a cara do seu negócio. É através dela que as pessoas vão avaliar o interior da loja, mesmo sem entrarem na loja.

Mas para além disso, a fachada é o que faz os clientes repararem na loja. A maioria das fachadas de lojas não foram pensadas para chamar a atenção das pessoas que passam a pé ou de carro. Eu sei porque também já cometi esse erro.

Mas esse é um problema que tem solução. E na maior parte das vezes nem é uma solução muito difícil.

Você tem que se conseguir pôr-se na posição dos clientes que passam, e descobrir o que é que pode fazer para que o cliente repare na loja.

Lembre-se que a fachada da loja não são apenas as paredes do edifício. As fachadas das lojas incluem os letreiros, os toldos, a vitrine, a porta, e as paredes.

Todos estes elementos podem ser melhorados.

Mas para além de chamar a atenção, a fachada tem que ser a imagem do interior da loja. Não adianta nada você chamar a atenção dos clientes, eles entrarem, e depois saírem logo porque não gostam da loja.

O estilo da fachada tem que ser o mesmo do interior da loja.