T-shirts

Como criar uma marca de t-shirts (camisetas)

Este é um tema que está muito na moda. Recebo muitos pedidos de ajuda de pessoas que estão a pensar montar um negócio e criar uma marca de t-shirts (camisetas). 

Existem muitas marcas que comercializam t-shirts lisas para se estampar. Nos modelos básicos é fácil encontrar a cor que queremos.
Existem muitas marcas que comercializam t-shirts lisas para se estampar. Nos modelos básicos é fácil encontrar a cor que queremos.

Apesar de existir uma grande concorrência, criar uma marca de t-shirts, pode ser uma maneira de ganhar um bom dinheiro. E também de aprender sobre o comércio de roupa sem fazer um grande investimento. Quem sabe se este não será o primeiro passo para um império de uma cadeia de lojas de roupa.

Neste artigo vamos ver os 5 pontos mais importante para criar uma marca de t-shirts:

  • Os desenhos
  • As t-shirts
  • A estampagem
  • Onde vender
  • Como promover

Os desenhos para a sua marca de t-shirts

O desenho é a parte mais importante quando se quer criar uma marca de t-shirts.

No fundo, o tipo de desenhos que vamos pôr na t-shirt é que é a ideia do nosso negócio.

A beleza deste negócio, é que você pode pôr qualquer tipo de desenho numa t-shirt. Só há dois fatores que vão limitar o seu desenho:

  • a sua imaginação
  • o que o cliente quer comprar.

É muito importante você não perder de vista que o objetivo é vender. Ou seja, você vai ter que encontrar pessoas que queiram comprar as t-shirts com os desenhos que escolher.

Por isso, não se preocupe apenas em fazer t-shirts que você gosta. Tem que haver mais pessoas (em número suficiente) que também gostem e queiram comprar.

De início você deve ter uma ideia bem definida de tipos de desenhos que quer fazer, e também qual é o tipo de cliente que quer conquistar.

Ou seja, deve ter um tema de desenhos, e deve ter um cliente-alvo bem definido.

A escolha do tema vai ajudar a fazer os desenhos. A escolha do cliente-alvo vai ajudar a promover a marca de t-shirts.

Onde obter ideias para os desenhos

Para descobrir ideias para t-shirts, eu sugiro que dê uma vista de olhos aos sites onde mais se vendem t-shirts. Alguns sites são:

Amazon

Etsy

Ebay

Cafepress

Zazzle

Alguns destes sites até têm listas dos produtos mais vendidos. Desta forma, pode ficar a saber quais os desenhos que os clientes mais preferem.

Mas também pode escolher aqueles que mais gosta.

imagem com t-shirt com frase divertido para criar uma marca de t-shirts

Um erro muito comum é tentar encontrar temas de desenhos que ainda ninguém tenha feito. Isso não é boa ideia.

Em primeiro lugar, é pouco provável que consiga se lembrar de uma tema que ainda ninguém tenha pensado.

Em segundo lugar, é melhor escolher temas que saiba que existem clientes que os queiram comprar.

Criar uma marca de t-shirts exige algum trabalho de pesquisa. Gaste o tempo suficiente nesta fase.

Exemplo

Vamos supor que você quer criar uma marca com frases relativas ao tema da ecologia.

De seguida, você tem que escolher um cliente que ache que goste deste tema. Provavelmente serão pessoas com idades entre os 20 e os 30 anos.

Como fazer os desenhos

Para enviar os desenhos para o estampador, ou a empresa que vai tratar da estampagem, você vai ter que enviar o desenho em ficheiro.

Se você souber utilizar um software gráfico, pode ser você a fazer o desenho. Mas tenha em atenção que algumas técnicas de estampagem (que vamos ver mais à frente), vão exigir ficheiros de imagens vectoriais, enquanto outras podem exigir ficheiros de imagem bitmap.

Se você não souber utilizar um software gráfico, terá que arranjar quem o faça.

Talvez conheça algum amigo (ou um amigo de um amigo) que saiba utilizar. O software gráfico mais utilizado para os desenhos das t-shirts é o Corel Draw. Mas também é possível utilizar o Photoshop, ou outro software gráfico.

Claro que quanto mais complexo for o seu desenho, mais conhecimentos de software gráfico você vai precisar.

Agora que você já tem o tema escolhido, vamos passar a outro aspeto importante quando se quer criar uma marca de t-shirts — a própria t-shirt.

A t-shirt

Existem duas possibilidades: mandar fazer t-shirts à medida, ou comprar t-shirts lisas já feitas.

Mandar fazer t-shirts à medida

A vantagem é que pode escolher o modelo e cores exatamente como deseja. Por exemplo, se quiser uma t-shirt com a frente de uma cor a parte de trás com outra e as mangas com outra, que estão na moda, só tem a hipótese de mandar produzir a t-shirt à medida. As duas principais desvantagens são o preço e as quantidades mínimas para comprar.

Em termos de preço uma t-shirt de qualidade produzida em Portugal fica acima dos 6 euros – 18 reais (sem estampagem). E vão-lhe pedir no mínimo 100 t-shirts, e para isso vai ter que pesquisar muito. Prepare-se para que em muitas fábricas lhe peçam mínimos de 1000 t-shirts por encomenda!!!

Comprar t-shirts lisas já feitas

No caso das t-shirts já feitas, existe uma grande variedade de marcas e modelos. A maioria das marcas são estrangeiras (muitas americanas), e as t-shirts são fabricadas na China, Bangladesh e India.

As principais marcas têm representantes em Portugal. Alguns têm stock de t-shirts – ou seja pode comprar a quantidade que quiser e a entrega é imediata. Outros não têm para entrega imediata e têm que pedir ao fabricante – demora mais tempo (1 a 4 semanas) e exigem, de uma forma geral, que se compre uma caixa por tamanho e por cor (como padrão 100 t-shirts/caixa).

t-shirt manga curta normal - criar marca de t-shirts
T-shirt lisa básica.

Principal vantagem destas t-shirts é o preço: a partir de 1.50 euros (6 reais); e os prazos de entrega. Principal desvantagem: está limitado aos modelos que as marcas já têm.

No caso do Brasil, por ser difícil e caro importar roupa, as grandes marcas de t-shirts lisas não estão presentes. Mas existem empresas que vendem t-shirts lisas. Para procurar estas empresas, sugiro que pesquise no Google por: camisetas lisas por atacado.

Existem muitos modelos de t-shirts. Para ajudar a escolher o modelo certo, sugiro que leia este artigo (bastante completo) que eu escrevi:

Como escolher as t-shirts para estampar

A estampagem das t-shirts

Para criar uma marca de t-shirts, vai precisar de estampar as t-shirts, ou seja, colocar um desenho ou texto na t-shirt.

Se comprar t-shirts feitas à media, pode pedir à fábrica que as produziu para tratar da estampagem. Normalmente não têm estamparia, mas trabalham com estamparias de confiança. Outra alternativa é ficar com as t-shirts lisas e depois ir mandando estampar à medida que precisar.

T-shirts estampadas em serigrafia
Existem muitas técnicas de estampagem. A sua escolha depende principalmente das quantidades que queira estampar.

Muitas das estamparias têm t-shirts lisas, e por isso não precisa de ir comprar previamente as t-shirts. Neste caso prepare-se para pagar um pouco mais, mas para quem está a iniciar e não tem grandes exigências de modelos, esta é a melhor solução.

Vá ao Google e pesquise por estamparias de t-shirts. Contacte as empresas e informe-se se eles têm t-shirts para estampar, quais os modelos, e quais os preços.

Existem 4 principais técnicas de estampagem de uma t-shirt

Existem várias técnicas de estampagem. Mas há 4 que são as mais importantes. As estamparias trabalham com algumas destas técnicas.

1 — Vinil têxtil

O vinil têxtil tenta imitar a serigrafia, é recomendado para quantidades pequenas.

Com esta técnica de estampagem não vai conseguir t-shirts com aquela aparência das que se encontra nas lojas.

Isto é um plástico, e os desenhos com manchas de cor grandes ficam com muito mau aspeto. Por isso tenha cuidado com os desenhos que escolher, se quiser estampar com esta técnica.

Só recomendo esta técnica para quem quiser estampar desenhos simples, e que não tenham grandes manchas de estampagem (ou seja, grandes áreas de estampagem). Ou então para quem quiser comprar uma plotter de corte e estampar as próprias t-shirts.

Como primeira fase para criar uma marca de t-shirts, esta pode ser uma técnica aceitável, desde que, tal como eu disse, tenha cuidado com os desenhos. Mas quando já tiver algumas vendas, passe para uma das outras técnicas.

Se estiver interessado em saber mais sobre como funciona esta técnica para criar uma marca de t-shirts, veja estes vídeos no youtube:

Estampagem de t-shirts com vinil.

Se quiser estampar as suas próprias t-shirts, usando esta técnica, vai precisar das seguintes máquinas:

  • Plotter de corte
  • Prensa de transfer.

E vai precisar de comprar o vinil, que existe em várias cores.

2 — Impressora de t-shirt

Nos últimos tempos tem-se desenvolvido muito esta técnica. As impressoras de t-shirts também são chamadas de “DTG printers”.

Esta é uma máquina em que se põe a t-shirt e a máquina imprime diretamente a t-shirt como se fosse uma impressora de papel.

Apesar da evolução destas máquinas, a qualidade (visual e resistência à lavagem) ainda não é a ideal. As estampagens são caras e na impressão em t-shirts escuras pode ficar uma goma esbranquiçada à volta do desenho.

Aconselho este método para t-shirts de cores claras e com muitas cores (como por exemplo uma fotografia).

Você pode também comprar uma impressora de t-shirts e estampar as suas próprias t-shirts. Só que o custo destas máquinas é muito elevado — mais de 12,000€ (dá para comprar um carro).

3 — Transfer

Existe o transfer digital, aquele que é impresso com uma impressora normal e depois passado para a t-shirt através de uma prensa de calor. Com este método a resistência à lavagem é muito má – se qualquer pessoa pode fazer uma t-shirt em casa com este método, não pode ter muita qualidade.

Para além do transfer digital, existe o transfer serigráfico. Este é um método que pode ser muito interessante para quem quer ter grande variedade de desenhos e já vende uma quantidade razoável de t-shirts.

O transfer serigráfico é o método que eu mais tenho usado nas minhas lojas de t-shirts. A qualidade é excelente (muito semelhante à serigrafia direta). E permite ter muitos desenhos diferentes, sem investir muito dinheiro em stock de t-shirts.

Se você quiser fazer as suas próprias t-shirts usando esta técnica, vai precisar de comprar os transfers serigráficos (algumas estamparias fazem-nos), e vai precisar de uma prensa de transfer.

prensa de transferes
Modelo básico de prensa de transferes.
4 — Serigrafia

E por último – “last but not the least” – o rei das estampagens – a serigrafia. É o método mais antigo de estampagem em t-shirts, mas continua a ser o melhor – melhor imagem, mais resistência à lavagem. As t-shirts que encontra nas lojas são quase todas feitas em serigrafia.

Para quem quer fazer mais de 30 t-shirts por desenho este é o vencedor.

Atenção que a serigrafia, o vinil e o transfer serigráfico, normalmente têm o preço dependente do número de cores que você escolher. Quanto menos cores o desenho tiver, mais barato fica. Há medida que você vai acrescentando cores, o preço vai ficar mais caro. E a maioria dos estampadores só trabalha com o máximo de 4 a 6 cores.

Onde vender as t-shirts

O próximo passo para criar uma marca de t-shirts, é decidir onde vender as t-shirts. Felizmente, existem muitas alternativas.

1 — Plataformas (tudo incluído)

Eu vou chamar de “plataformas tudo incluído” a estes sites, porque para criar a sua marca de t-shirts, usando estes sites, você só precisa de fazer o design. Tudo o resto, estas empresas tratam de tudo.

Como é que estes sites (plataformas) funcionam?

Qualquer pessoa pode submeter um desenho nestas empresas. Eis o processo:

  1. Você submete um desenho, ou cria um desenho com a ajuda do software do site.
  2. Você decide os preços de venda (na maior parte dos sites você pode decidir o preço)
  3. O site põe o seu desenho à venda na loja virtual deles.
  4. O cliente pode escolher o seu design, o modelo, cor e tamanho das t-shirts. Inclusivamente, poderá escolher estampar os desenhos noutros produtos, tais como, canecas, sweat-shirts, posters, etc.
  5. O cliente compra o produto que escolheu, paga à empresa da loja virtual.
  6. A empresa trata da produção do produto encomendado.
  7. A empresa envia o produto para o cliente.
  8. Você recebe uma comissão pela venda, passados alguns dias.

Parece excelente, não parece? Você não tem que se preocupar com nada mais.

Mas como tudo o que parece bom demais, as desvantagens são muitas.

Em primeiro lugar, a concorrência é enorme. Se der uma vista de olhos nesses sites, existem milhões de desenhos. E apesar destes sites terem muitos clientes, existe demasiada concorrência para o número e clientes.

Se você fizer uma pesquisa em “t-shirts com cães”, por exemplo, encontra centenas, ou mesmo milhares de t-shirts com o tema de cães.

Em segundo lugar, as margens são extremamente baixas. Como é a empresa a fazer quase tudo, é natural que ela fique com a margem quase toda. Você vai acabar por ganhar 3 a 4 dólares por t-shirt. Quantas t-shirts é que tem que vender para ganhar dinheiro que justifique o trabalho? Muitas.

E para além disso, você não fica com os contactos dos clientes. Não pode tentar vender-lhes novamente.

O meu conselho é que não utilize este meio de venda. Mas se quiser tentar, aqui ficam os nomes das mais conhecidas plataformas:

Zazzle

Spreadshirt

Cafepress

2 — Etsy

Na minha opinião, o Etsy é a melhor maneira de começar.

Se quiser saber mais sobre o Etsy, leia este artigo que eu escrevi:

10 motivos para vender no Etsy

As vantagens do Etsy são pois bastantes. O único problema pode ser o de ter que mandar fazer as t-shirts, e fazer o envio para o cliente. Mas eu não considero isso uma desvantagem. Na realidade, isso é uma vantagem, pois você fica com um maior controlo dos produtos, e fica com uma marca de t-shirts a sério, que pode desenvolver.

3 — Facebook

É possível vender através do Facebook. Muitas pessoas fazem-no. E o próprio Facebook tem estado a melhorar esta funcionalidade. De momento, não é possível efetuar pagamentos diretamente através do Facebook (pelo menos não é em Portugal, nem no Brasil). Mas existem alternativas para tornar uma loja no Facebook como uma loja virtual a sério. E a vantagem do Facebook é que tem milhões de visitantes por dia.

Se quiser aprender mais sobre a venda de roupa (incluindo a compra, venda, preços, e promoção), veja este livro que eu escrevi:

Como criar um negócio de moda a partir de casa

4 — Site próprio

Outra alternativa é você criar uma loja virtual num site seu.

As pessoas pensam que é uma solução cara, mas não é. Por menos de 10€ por mês (40 reais), é possível criar uma loja virtual. Claro que você vai ter que aprender a utilizar um programa de sites e venda online, mas não é muito difícil. Está perfeitamente ao alcance de qualquer pessoa que já utilize a internet no dia a dia.

Ter um site próprio tem imensas vantagens:

  • Você é dono do site, e pode fazer o que quiser, não estando dependente das regras que os outros decidem.
  • Você pode ter acesso aos contactos dos clientes, para vender mais produtos mais tarde.
  • É uma loja a sério. Só tendo um site próprio é que se pode dizer que verdadeiramente temos uma marca de t-shirts.

5 — Lojas multimarca

Há lojas que vendem roupa de várias marcas. São lojas que não têm marca própria e que não querem ter o trabalho de desenhar e mandar produzir os produtos. E por isso, compram roupa a outras marcas. São as chamadas lojas multimarca.

Se você tiver uma boa coleção de t-shirts poderá conseguir que algumas destas lojas lhe comprem as t-shirts.

O ideal é que você tenha um site próprio, ou um blogue (e pode conseguir um blogue grátis), de forma a que os compradores das lojas multimarca possam ver um pouco das suas t-shirts através da internet.

Mas também será necessário ter amostras para que os compradores possam ver os produtos e analisar a qualidade dos mesmos.

Você vai ter que ter atenção aos detalhes da roupa, como por exemplo, etiquetas atraentes, costuras limpas (sem linhas a sair), etc.

Tem que saber pôr-se no lugar desses lojistas. Eles têm que vender os produtos aos clientes deles. Quando mais atrativo for o produto, mais fácil é que os clientes os queiram comprar.

Como encontrar lojas multimarcas?

Existem duas maneiras de encontrar loja multimarcas.

A primeira é através da pesquisa na internet. Pode usar o Google, ou diretórios de lojas e de empresas, como por exemplo, as Páginas Amarelas.

Alguns tipos de lojas que vendem t-shirts, são:

  • Lojas de roupa (feminina, masculina, criança, unisexo).
  • Lojas de acessórios de moda.
  • Lojas de produtos de praia.
  • Lojas de souvenirs (recordações).
  • Lojas de surf e skate.

Depois, escreva um email a essas lojas, a explicar que tem uma marca de t-shirts. Escreva uma explicação do que é a marca (incluindo o tema), indique onde é que eles podem ver uma amostra dos produtos, explique como é que eles podem encomendar (já vamos ver de seguida), e como podem contactar o seu negócio.

Imagem de loja de surf, onde pode vender as t-shirts da sua marca de t-shirts
As lojas de surf são das lojas que mais t-shirts vendem.

A segunda hipótese, é você pegar em algumas t-shirts, e começar a visitar as lojas da sua cidade. Dá mais trabalho, mas as hipóteses de conseguir a venda são maiores.

Uma sugestão. Tente visitar as lojas em períodos em que ache que as vendas da loja estão melhores. Lojistas satisfeitos tendem a estar mais otimistas sobre o futuro, e a comprar mais. No início do mês, as vendas costumam ser maiores. E quando o tempo está adequado (quente no Verão e frio no Inverno). Se escolher estas alturas, as probabilidades de venda são maiores.

Como fazer a venda?

Você pode optar por uma destas formas de fazer a venda:

  • Pré-encomenda — Neste caso você mostra uma coleção de produtos (amostra), antes da estação começar, e o cliente faz a encomenda. Depois você trata da produção das t-shirts, e quando chegar à altura certa, você entrega as t-shirts.
  • Pronto moda — Neste caso, você produz antes os produtos, e quando já estiver na estação, vai ter com os lojistas e apresenta os produtos. Se eles estiverem interessados, você entrega imediatamente os produtos.

Cada uma destas formas tem vantagens e desvantagens. Selecione aquela que mais lhe interessa a si e veja se o lojista também está interessado.

E claro, pode utilizar as duas formas de venda.

Como promover a marca de t-shirts

Por último, vamos ver como promover a sua marca de t-shirts.

Criar uma marca de t-shirts dá trabalho. Mas se você não conseguir que ninguém se interesse pelos produtos, esse trabalho terá sido em vão.

Não pense que basta criar a marca, e não fazer nada. Você vai ter que promover a marca.

Existem muitas formas de promover uma marca de t-shirts. Algumas são pagas, outras são gratuitas.

Normalmente, se for uma forma gratuita, você vai ter que perder mais tempo. Se for uma forma paga, não vai perder tanto tempo, mas claro, vai ter que gastar dinheiro.

Numa primeira fase, eu não aconselho muito que você faça logo publicidade (paga). Mas depois de ter a certeza que os clientes gostam das suas t-shirts e querem comprar, você deve utilizar a publicidade.

A publicidade se for bem feita vai permitir que as vendas cresçam muito mais depressa. E quanto mais vendas você tiver, mais dinheiro terá para fazer publicidade, e maiores serão os resultados.

Se quiser aprender mais sobre a promoção de um negócio de roupa, o livro que eu escrevi sobre criar um negócio de roupa, também irá ajudar.

Conselhos finais

Alguns dos meus melhores negócios que eu já fiz foi com a criação de marcas de t-shirts. É por isso que aconselho as pessoas a começar um negócio de t-shirts.

Mas atenção, nada é garantido. Você só conseguirá ter sucesso se estiver na disposição de trabalhar muito, e acima de tudo, de aprender muito. Quanto mais você aprender sobre este negócio (antes e depois de começar o negócio), maior será a probabilidade de sucesso.

Aprenda o máximo possível, mesmo antes de começar. E depois … comece. Quando começar, não vai querer parar. Vai ficar com a paixão do negócio das t-shirts.

E depois de criar uma marca de t-shirts de sucesso, você pode criar outras marcas de t-shirts. A segunda é sempre mais fácil que a primeira. Quando começar, você vai ver a sua imaginação a funcionar. Vai encontrar novas oportunidades. Vai descobrir novos temas, e novos tipos de clientes.

E pode ainda, se for o seu desejo, começar a inclui outros tipos de produtos, tais como:

  • sweat-shirts
  • polos
  • calças
  • shorts
  • e todo o tipo de roupa e acessórios de moda.

Você pode começar com uma marca de t-shirts, e transformar o negócio numa marca de roupa.

Não há produto mais simples de começar um negócio de moda do que as t-shirts.

Quase todas as pessoas no mundo usam t-shirts. Este é um dos maiores mercados do mundo. São milhões de t-shirts que se vendem por mês.

Será que você também quer ter uma fatia deste mercado?