Como aumentar as vendas de um restaurante.

5 Estratégias para aumentar as vendas de um restaurante.

Existem várias maneiras de aumentar as vendas de um restaurante, mas todas elas cabem em cinco grupos (ou estratégias).

Por isso vou-lhe explicar quais são essas cinco estratégias e tentar dar algumas ideias de como utilizar essas estratégias, e quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

Para aumentar as vendas não devemos utilizar apenas uma destas estratégias. Eu recomendo que se utilize pelo menos três delas.

Mas, e isto é muito importante, deve-se implementar apenas uma de cada vez.

1 – Aumentar o número de clientes

Esta é a primeira estratégia que muitos utilizam para aumentar as vendas.

Mas não é a primeira que eu recomendo a ser utilizada no programa da “Fórmula da Loja de Sucesso”.

Vamos esclarecer bem esta ideia. Esta é uma excelente estratégia e que deve estar em todas os projetos de crescimento de vendas. Só que não deve ser a primeira a ser utilizada.

Aumentar o número de clientes é, na prática, fazer entrar mais clientes no restaurante.

Aqui você tem duas hipóteses, ou vai buscar mais clientes à rua (junto ao restaurante), ou vai buscar clientes que não passam normalmente junto da loja.

E claro que é muito mais barato e mais fácil ir buscar clientes que passam junto ao restaurante.

Clientes que passam junto ao restaurante

As maneiras de o conseguir é: ou chamando a atenção dos clientes para o seu restaurante (fachada, montra, cartazes, etc) ou fazendo alterações no menu que está exposto no exterior.

Clientes que não passam junto do restaurante

Estes são mais difíceis de conquistar e possivelmente vai ter que gastar dinheiro para os convencer a ir ao restaurante.

As melhores hipóteses são as relações públicas, tais como notícias sobre o seu restaurante publicadas em jornais, blogues, redes sociais, etc.

E claro a publicidade em jornais, revistas, flyers, internet, etc.

Vantagens

As vantagens são naturalmente muitas. Se você conseguir mais 50% de novos clientes que gastem o mesmo que cada um dos antigos clientes gasta, então não é preciso ser génio da matemática para saber que a sua faturação vai aumentar 50%.

Desvantagens

Você só deve utilizar esta estratégia para aumentar as vendas de um restaurante quando tiver a certeza que o restaurante está otimizado.

Eu na “Fórmula da Loja de Sucesso” explico como chegar a um restaurante otimizado, mas simplificando, para que possa perceber, um restaurante estará otimizado quando os clientes gastarem o máximo possível e mesmo assim se sintam satisfeitos e queiram voltar outra vez. Esta última condição é muito importante por isso vou repetir: “mesmo assim se sintam satisfeitos e queiram voltar outra vez”

O que é que acontece se você utilizar esta estratégia sem o restaurante estar otimizado? Você não vai tirar partido do potencial de cada novo clientes, e poderá estar a gastar mais dinheiro para conseguir um novo clientes do que o lucro que esse novo cliente traz.

Uma outra desvantagem é que o aumento do número de clientes vai exigir aumento de mais atendimento e mais lugares. Poderá precisar de mais empregados e tem que ter lugares disponíveis para sentar mais clientes, o que nem sempre acontece.

2 – Aumentar os preços dos produtos

Aumentar o preço dos produtos é na maior parte dos casos uma excelente solução.

Só que muitos donos de restaurantes têm medo de o fazer e com alguma razão.

A razão é, naturalmente, que têm medo de perder clientes.

Mas existem várias maneiras de aumentar preços sem perder clientes.

Uma delas é através do menu do seu restaurante. O seu menu (ementa em Portugal, e cardápio no Brasil) é uma das formas mais poderosas de fazer aumentar as venda de um restaurante.

Leia também o artigo que eu escrevi:

Como aumentar as vendas com a ajuda do menu do seu restaurante.

Vantagens

A grande vantagem é que se você conseguir aumentar os preços sem perder clientes, vai conseguir aumentar as vendas sem aumento de custos. O que significa que as margens vão aumentar.

Desvantagens

Esta é uma estratégia que só pode ser utilizada de vez em quando.

Você não pode aumentar os preços todos os meses, ou se calhar nem todos os anos.

3 – Aumentar o valor médio de cada refeição

Aumentar o preço médio de cada refeição significa aumentar a quantidade de produtos (items) vendidos ou o preço dos produtos vendidos em cada refeição.

Aumentar a quantidade

Isto significa, principalmente, vender produtos extra.

Por exemplo, fazer com que os clientes peçam entradas ou sobremesas, ou fazer com que não partilhem pratos com crianças, ou ainda que bebam mais que uma bebida por pessoa.

A venda de sobremesas permite aumentar as vendas de um restaurante
A venda de sobremesas ajuda, e muito, a aumentar as vendas de um restaurante
Aumentar o preço dos produtos (upselling)

Upselling, significa fazer os clientes pedir produtos mais caros do que aqueles que eles estavam a pensar pedir.

Por exemplo, fazer com que o cliente em vez de pedir um vinho de 7 euros, peça um vinho de 10 euros.

Vantagens

Faz aumentar as vendas sem ter que aumentar o número de empregados ou lugares.

Desvantagens

Apesar de aumentar as venda, pode não fazer aumentar as margens. Há produtos baratos em que você ganha mais dinheiro do que em produtos mais caros.

4 – Aumentar a frequência da compra

Aumentar a frequência de compra significa, por exemplo,  que os seus clientes em vez de irem 3 vezes por mês ao restaurante, passem a ir 6 vezes.

A frequência com que os clientes vão ao seu restaurante depende muito do nível de satisfação com o seu serviço e comida, mas também com o orçamento familiar dos clientes.

Vantagem

A grande vantagem em conseguir que os seus clientes aumentem a frequência é que não precisa de arranjar novos clientes.

Você já tem acesso aos clientes, “apenas” tem que os convencer a ir mais vezes.

Desvantagens

Nem sempre é possível conseguir aumentar a frequência.

Eu dou-lhe um exemplo, caso a maioria dos seus clientes sejam pessoas que trabalhem perto do seu restaurante e vão lá almoçar, provavelmente a grande maioria já lá vai todos os dias da semana, e você não vai conseguir aumentar a frequência.

5 – Alargar o período de compra

Alargar o período de compra, significa fazer com que hajam mais clientes a ir ao restaurante num período mais alargado de tempo.

Parece complicado mas eu explico com dois exemplos.

Vamos imaginar que o seu restaurante só abre aos dias da semana, e ao fim de semana está fechado. Uma estratégia possível seria abrir ao fim de semana.

Outro exemplo, o seu restaurante tem muitos clientes ao jantar mas poucos clientes ao almoço. Uma estratégia seria conseguir que novos (ou atuais) clientes fossem também ao almoço.

Esta é uma estratégia que faz muito sentido, mas que os donos sentem dificuldades em implementar quando pretendem aumentar as vendas de um restaurante.

Não é que seja difícil de implementar, mas exige algum investimento, e conseguir perceber os clientes e, principalmente, os não-clientes.

Vantagem

A vantagem é que você consegue aumentar as vendas utilizando os meios (equipamentos, loja) que estavam subaproveitados. E isto é muito importante nos casos em que a renda da loja seja muito elevada.

Desvantagem

Tal como disse, exige algum investimento. Não se consegue ter o restaurante com clientes todos os dias e a todas as refeições sem investir tempo e dinheiro.

Conclusão

Estes são pois as cinco estratégias que você dispõe para aumentar as vendas de um restaurante. Pode utilizar uma ou várias, mas implementando uma de cada vez.

A minha experiência diz-me que não é difícil conseguir aumentar as vendas em pelo menos 20% em apenas alguns meses.

E já vi aumentar as vendas de um restaurante em 400% em apenas um só ano.

Livro sugerido

Como aumentar as vendas de um restaurante.
Voltar ao topo