Comércio em Geral, Comércio Online

Como aumentar as vendas de um produto que vende pouco

Já lhe aconteceu ter um produto que quase não tinha vendas?

Certamente que sim.

Então o que fazer para aumentar as vendas desses produto?

Há várias coisas que você poderia fazer, mas neste artigo vamos ver apenas aquelas que você pode fazer de forma imediata, sem ter que gastar dinheiro.

E existem 3 coisas que você pode fazer para aumentar as vendas desse produto.

1 — Mudar a localização do produto

Já me aconteceu reparar que um produto, que antes se vendia bem, passar a vender pouco. E quando fui ver onde estava o produto, muitas vezes esse produto estava exposto num local da loja onde os clientes não compram tanto.

Por muito que nós gostássemos que todos os locais da loja vendessem por igual, isso não acontece. Há locais na loja que vendem mais. São locais onde os clientes mais passam, e onde estão mais tempo. Mas também há zonas num expositor que vendem mais. As prateleiras de baixo, e as que estejam muito altas, vendem bastante menos.

Ora, um produto, mesmo que seja do agrado dos clientes, se estiver mal localizado, as vendas serão menores.

E muitas vezes, o que acontece é que quando introduzimos produtos novos, colocamos esses produtos nas melhores localizações. E dessa forma, os produtos antigos deixam de se vender tanto.

Outras vezes, colocamos produtos novos em más localizações, e estes nunca chegam a ter uma verdadeira oportunidade de vender.

E isso também acontece nas lojas virtuais.

Nas lojas virtuais, os produtos que aparecem em primeiro lugar têm muito mais hipóteses de serem vendidos.

Por isso, a primeira coisa que você tem que fazer para aumentar as vendas de um produto que vende pouco, é colocar esse produto numa melhor localização.

Mas se isso não resultar, passe à segunda solução.

2 — Aumentar os preços

Por muito surpreendente que possa parecer, a segunda solução é aumentar os preços e não baixar, como poderia parecer óbvio.

Na teoria, quando se aumenta os preços, a quantidade vendida baixa. Mas isso é na teoria. Na pratica, por vezes quando aumentamos os preços, a quantidade vendida aumenta mais.

Como é que isso é possível?

O preço de um produto é muito subjetivo. E as pessoas tendem a valorizar um produto pelo preço. Elas acham que um produto é mais valioso se for caro. E menos valioso se for barato.

O que acontece é que as pessoas desconfiam dos produtos baratos. E se o preço aumentar, as pessoas já vão achar o produto valioso.

Uma história que prova isto, são as pérolas negras.

Inicialmente as pérolas negras eram mais baratas que as brancas. e vendiam-se muito mal. O vendedor decidiu aumentar o preço, e ficaram mais caras que as brancas. Então, as vendas dispararam.

Claro que na maior parte dos casos isso não acontece. Mas vale a pena tentar. Aumentar o preço não dá trabalho nenhum (é só mudar a etiqueta). E pode ser um caso em que as vendas aumentem. Já vi muitas vezes isso acontecer.

Se isto também não resultar, então passe para a solução final.

3 — Baixar o preço

Esta é a pior solução para o seu negócio, porque a margem vai diminuir. Mas pode ser necessário. Provavelmente você não “acertou” no preço, e exagerou um pouco. Ou então o produto não é muito apreciado, e só com grandes descontos é que se vende.

Conclusão

Não corra logo a baixar o preço, só porque o produto não vende. Em primeiro lugar, tente melhorar a localização do produto. Em segundo lugar, aumente o preço (pode funcionar). E só em último caso, é que baixe o preço.