Florista

Como aumentar as vendas da sua loja de flores (florista)

Nunca conheci um negócio tão sazonal como o das lojas de flores.

Basicamente existem dois períodos do ano onde as vendas são muito altas, e depois o resto do ano, as vendas vão acontecendo aos poucos.

Esses períodos são o dia dos namorados e o dia da mãe.

Por isso, vamos ver algumas maneiras de aumentar as vendas da sua loja de flores, mas fora dos períodos de forte vendas. Ou seja, durante o ano todo, exceto nos dias anteriores ao dia dos namorados e dia da mãe.

1 – Apelar aos namorados (e casados).

Todas as mulheres gostam de receber flores. Não sei porque é que gostam, mas a verdade é que gostam.

Por isso, seria do interesse de qualquer homem que goste de ver a amada feliz, oferecer flores mais vezes.

Só que os homens não gostam de fazer compras, nem valorizam a oferta de flores. Então o que você tem que fazer é lembrar aos homens das vantagens de oferecer flores.

Existem duas formas de convencer os clientes a comprar. A primeira é lembrando a parte negativa de não fazer a compra. A segunda é lembrando a parte positiva de fazer a compra.

Sendo assim, isto é o que você tem que fazer.

Crie uma campanha onde você vai lembrar a parte negativa do homem não oferecer flores há muito tempo. Pode ser uma foto e uma frase com as palavras: Há quanto tempo não oferece flores à sua amada?

Com esta frase, você está a explorar o sentimento de culpa do homem.

Mas também pode criar uma campanha positiva. Utilize uma foto de uma mulher, ou casal feliz, e junte uma frase que fale das vantagens de oferecer flores.

Vou-lhe dar uma ideia que talvez você não tenha tido coragem de utilizar, ou nem sequer tenha pensado nisso.

Em que é que a maioria dos homens pensa frequentemente? Sexo.

Ora então você tem que associar oferecer flores, a sexo. E você não precisa de o dizer, nem sequer precisa de escrever a palavra sexo. Basta utilizar a imagem certa, e o cliente ficará com a ideia no pensamento, de que oferecer flores, significa sexo.

Qual o melhor? O sentimento de culpa? Ou os aspetos positivos? Não sei. Depende de muitos fatores. Por isso, experimente as duas.

E como fazer estas campanhas?

Ou faça cartazes e coloque na loja, de forma a que os homens que passem vejam os cartazes. Ou então faça publicidade no Facebook. É barato e simples.

2 – Tornar a casa mais bonita

Outra função das flores é tornar as casas mais bonitas. Esta é uma ideia que apela mais às mulheres que aos homens. E por isso, o seu público agora vão ser as mulheres.

A maior parte das lojas de flores faz apelos muito genéricos e pouco apelativos. “Compre flores”, “Ofereça flores”. São frase muito genéricas que não fazem ninguém sentir vontade de comprar flores.

Se você quer apelar às clientes para comprarem flores para decorar a casa, então você tem que conseguir chegar à emoção das clientes.

Quais as vantagens de decorar a casa com flores naturais? Sofisticação? Cheiro agradável? Inveja das visitas? (a inveja é muito poderosa como motivo para comprar).

E quais as desvantagens de não decorar a casa com flores naturais? Maus cheiros? Casa triste?

Crie uma ou várias campanhas, e apele ao lado emotivo das clientes.

3 –  Hotéis, restaurantes, e outras empresas.

Há um conjunto de negócios que podem beneficiar em ter sempre flores naturais expostas. São os restaurantes, hotéis, escritórios de advogados, sedes de bancos, etc.

Você deve fazer uma lista de empresas que podem beneficiar destes serviços, e entrar em contacto com eles para fazer um acordo de fornecimento regular de flores.

Os restaurantes ficam muito mais atraentes se utilizarem plantas naturais. Convença os donos desta vantagem.

4 – Funerais, casamentos, batizados.

Esta é uma área onde você beneficia muito em ter parceiros. Contacte as empresas que organizam os funerais, casamentos, batizados, e outros eventos, e sugira os seus serviços. Muitas delas já terão parceiros para fornecer flores. Mas algumas delas podem não estar completamente satisfeitos com essas floristas. Quem sabe você não chega no momento certo. Quando eles estão a pensar substituir a loja de flores com quem trabalham.

Fornecer flores para um casamento para aumentar as vendas de uma florista
Todos os anos se gastam milhões em flores para casamentos. Quer ter uma parte dessas vendas?

5 – Vender outros produtos complementares

Há muitos produtos que podem ser vendidos juntamente com um ramo de flores.

Cartões de festa (aniversário, casamento, namorados, etc) são um complemento natural para quem quer escrever uma mensagem.

Vasos e jarros também podem ser vendidos. E você nem precisa de comprar os vaso e jarros. Faça uma parceria com uma loja de artigos de decoração, e venda os vasos e jarros dessa loja. Em troca você recebe uma comissão por cada venda.

6 – Melhorar a imagem da loja

Mas tudo isto só é possível se a sua loja tiver uma boa imagem.

A imagem da sua loja de flores, tem que ser apelativa para o cliente que você quer atrair. Só assim você conseguirá aumentar as vendas da sua loja de flores, de forma extraordinária.

Veja neste artigo, como criar uma imagem excelente:

Como transformar uma loja de flores