Restaurantes

Como aproveitar o seu chef para promover o restaurante

O seu restaurante tem um chef?

Se tem, então você pode aproveitar esse facto para promover o restaurante.

E caso não tenha um chef? Não se preocupe, vou-lhe ensinar um método de promover um restaurante sem chef.

Os chefs estão na moda

Nos últimos anos, os chefs de restaurante foram promovidos ao nível das estrelas de Hollywood. Aparecem em programas de televisão, onde são os protagonistas principais. Aparecem em revistas e jornais. E até aparecem em filmes, incluindo o famoso rato chef Ratatouille e Bradley Cooper.

O sonho de muitos cozinheiros amadores é serem chefs. E ter a profissão de chef, quando forem crescidos, passou a ser um dos desejos das crianças.

crianças chefs
Ter a profissão de chef é o sonho de muitas crianças. Os grandes chefs são tão famosos como os atores ou cantores.

Ter um chef é uma vantagem

Eis como promover o seu restaurante, utilizando o nome e imagem do seu chef:

1-Anunciar menus especiais

Os restaurantes mais famosos dizem: “menu elaborado pelo chef ……”. Coloque essa informação na ementa (cardápio), e até mesmo no exterior em cartazes ou letreiros. Pelo facto do restaurante ter um chef as pessoas estão dispostas a pagar mais pelas refeições. Valorizam mais o tempo despendido no restaurante. E vão contar aos amigos e familiares que estiveram num restaurante com um chef.

2- Promover a loja utilizando as relações públicas.

Faça um pequeno texto onde informe que o seu restaurante tem como responsável pela cozinha o chef …… Depois envie esse texto para os jornais, para os blogues de restaurantes e blogues de culinária. Existem centenas destes blogues. O texto que enviar tem que ser escrito como se tratasse de uma notícia. Os profissionais desses blogues e jornais não têm muito tempo para escrever notícias, e por isso só publicam aquelas que estiverem prontas a ser publicadas. Inclua algumas fotografias do restaurante ou de pratos.

3- Utilize a sua conta do Facebook, ou de outras redes sociais para promover esta história.

Faça um ou vários posts com a informação sobre o seu chef de cozinha, pode inclusivamente falar da formação dele, tal como escola profissional e estágios. Se o seu chef tiver uma estória interessante da vida profissional, conte-a. Faça dele uma estrela. Caso possa, gaste algum dinheiro a promover, através de anúncios pagos.

Nesta altura já deve estar a pensar em duas observações que me fazem quando dou estas sugestões:

  1. “Mas os meu chef não é famoso.”
  2. “A maioria dos restaurantes também têm um chef.”

“Mas o meu chef não é famoso”

Quantos chefs acha que a maioria das pessoas conhecem? Dois ou três. No máximo uma meia dúzia deles. Mas imaginam que devam existir dezenas ou centenas de chefs famosos. Por isso se você anunciar que tem determinado chef, o que é que as pessoas vão pensar? Que é um chef famoso, caso contrário você não gastaria tempo a anunciá-lo.

“A maioria dos restaurantes também tem um chef”

Até pode ser verdade, mas a grande maioria das pessoas não sabe. Pensam que os restaurante têm cozinheiros e ajudantes de cozinha, e só alguns têm chefs.

Uma das regras do marketing é que você não tem que dizer apenas aquilo que é exclusivo seu e original. Se você não tem nada original para dizer, pode dizer algo que nunca foi dito. Mesmo que seja alguma coisa que todos os seus concorrentes também tenham. Você percebe muito do seu negócio, mas a maioria dos seus clientes sabem muito pouco do seu negócio.

Vou-lhe contar a história de Claude Hopkins, um dos maiores publicitários de todos os tempo. Diz-se que ele era tão bom no que fazia, que o patrão dele, todos os anos, lhe entregava um cheque em branco para ele preencher o valor do seu salário.

Uma vez Claude Hopkins foi contratado por uma marca de cervejas para promover a marca. Essa marca, Schiltz Beer, ocupava o quinto lugar no ranking das vendas nos EUA. Era uma altura em que todas as cervejas gabavam-se de ser “puras”. Então Claude Hopkins foi falar com os homens da Schiltz e tentou aprender tudo sobre produção das cervejas. E descobriu que a Schitz utilizava um método de limpeza da água por filtros, as garrafas eram lavadas quatro vezes, entre outras medidas para purificar a cerveja. Então Claude Hokins disse-lhes, porque é que você não dizem isso aos consumidores? Mas todos os nossos concorrentes utilizam estes métodos, disseram-lhe. Mas isso não interessa. Os consumidores não sabem isso, nunca lhes foi dito por ninguém. Decidiram fazer então uma campanha publicitária baseada nos métodos de purificação da cerveja. Em poucos meses, após a campanha publicitária, a Schiltz passou da quinta posição para a segunda posição (e muito perto da primeira).

E se eu não tiver um chef

Pode ainda beneficiar desta moda dos chefs. Basta que conheça um chef, e lhe peça para que ele elabore um menu para o restaurante (fazer uma seleção dos pratos). Neste caso você pode publicitar, desde que tenha a autorização desse chef, que o seu restaurante tem uma ementa elaborada por um chef. Mesmo que você não conheça nenhum, existem milhares de chefs graduados, mas amadores que estão dispostos a colaborar. Pode encontrá-los com facilidade nos blogues de culinária para chefs amadores.Pode ser apenas um menu para uma ocasião especial, como por exemplo, menu de verão, ou de Natal. Não precisa de se comprometer a longo prazo.

Se for um chef famoso, provavelmente vai pedir dinheiro por elaborar uma ementa e deixá-lo usar a sua imagem. Mas se for um chef pouco conhecido, ficará satisfeito, pois você vai estar a promovê-lo.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.