Talhos

Como aumentar as vendas de um talho (açougue)

Recebo bastantes emails a pedir ajuda para aumentar as vendas de um talho, ou como se diz no Brasil, açougue.

Ao contrário do que se possa pensar, aumentar as vendas de um talho não é muito diferente de aumentar as vendas de qualquer outro tipo de loja.

Em primeiro lugar temos que ver se as condições que temos são as ideais. Todos os negócios têm 5 elementos que têm que estar equilibrados.

Esses 5 elementos são: produto, preço, pessoas, promoção, e imagem.

O produto

Vou deixar o produto de lado, porque não é a minha especialidade. Aliás, por vezes pedem-me conselhos sobre como cortar carnes. Mas de corte de carne não percebo nada, e mesmo de cozinhar carne, percebo muito pouco. Prefiro encontrá-la no prato já cozinhada.

Mas claro, você precisa de ter uma carne com a qualidade e variedade adequada para o tipo de cliente que quer ter.

O preço

O segundo elemento é o preço.

Os preços têm que estar equilibrados com o produto e com o cliente. Isso não significa, e isto é muito importante, que o preço tem que ser o mais baixo possível. Infelizmente muita gente erra nisto. Nem todos os clientes procuram o preço mais baixo.

Na realidade, como a maior parte das pessoas não consegue distinguir a qualidade da carne, as pessoas avaliam a qualidade pelo preço. Ou seja, pensam que a carne com preço mais baixo tem menor qualidade. E a carne com preço mais alto, tem maior qualidade. E é bom que você tenha isto bem presente, porque se não, arrisca-se a perder alguns clientes que querem comprar carne de qualidade, e nunca compram carne barata.

Pessoas

As pessoas que fazem as vendas no seu talho, seja você ou empregados, também têm um papel muito importante nas vendas.

Todos nós já tivemos bons e maus empregados, e sabemos que a diferença nas vendas entre um bom e um mau empregado pode ser de muitas vezes mais vendas.

Imagine que a diferença entre um bom e um mau empregado é de 3 vezes mais vendas. E eu não estou a exagerar pois já encontrei valores destes. Se por acaso, neste momento os seus vendedores não são os melhores, então você podia estar a ganhar o dobro ou o triplo.

Promoção

Se o talho não for conhecido, precisamos de divulgar o negócio, fazendo publicidade, e outros tipos de promoção.

Imagem

E por último temos a imagem, que é talvez o aspeto mais importante de qualquer loja. A imagem inclui a decoração do exterior e interior da loja, a maneira como mostramos a carne na vitrine, o letreiro com o logótipo, os uniformes dos empregados e muitos outros assuntos.

Então como aumentar as vendas de um talho?

Você pode atuar sobre qualquer um dos 5 elementos para fazer aumentar as vendas.

  • Você pode criar mais produtos diferentes e melhorar a qualidade
  • Você pode mudar o preço. Mas atenção, tanto pode funcionar baixar o preço, como aumentar o preço. Você só tem que olhar para o cliente que tem (ou quer ter)  e ver o que é que o cliente quer: preços mais baixos, ou preços mais altos? E sim, tal como eu expliquei por vezes o cliente quer preços mais altos, mas para isso você terá que alterar a imagem da loja.
  • Você pode motivar os seus empregados para vender mais. Pode ensiná-los a atender melhor. Quando tiver um bom vendedor, não perca a oportunidade, Peça-lhe para ele ensinar os outros, e esteja atento ao que ele faz para conseguir mais vendas. Depois utilize esses conhecimentos para treinar os seus empregados quando entrem. Em alternativa, pode criar um sistema de incentivos à venda, com prémios sobre as vendas.
  • Promoção. A publicidade é uma forma muita boa de se conseguir novos clientes. E por vezes, até se consegue promover uma loja sem custo nenhum. Mas se você estiver na disposição de investir algum dinheiro em publicidade, deve fazê-lo. É um meio muito eficaz de se conseguir novos clientes, ou clientes antigos que deixaram de ser.
  • E por último, a imagem do talho. A grande maioria dos talhos tem uma imagem pouco atraente. E por isso não é muito difícil criar uma imagem que se destaque e faça os clientes repararem no seu talho. Não é necessário gastar milhares de euros na renovação da imagem de loja. Renovar uma loja é muito mais barato que criar uma loja nova. Existem dezenas de ideias para transformar a imagem de um talho banal, num talho extraordinário.

 

Leia o livro GRÁTIS "Como ter um Talho (Açougue) Excecional"