Comércio em Geral, Comércio Online

A loja que imitou uma grande marca, e ficou sem clientes.

Há uns tempos atrás, abriu uma loja nova no centro de Lisboa. A loja vende exclusivamente óculos de sol de marca própria.

Esta loja decidiu imitar a Apple, e criou uma loja minimalista. A loja só tem prateleiras onde expõe os óculos, um balcão e um sofá. Nada mais. E no exterior, não havia nada escrito. Nem sequer um letreiro com a marca.

Vejo muitos casos de lojas que tentam imitar as grandes marcas, como por exemplo a Apple (que nem o nome coloca em muitas lojas, apenas o símbolo da maçã). E fazem lojas minimalistas onde a marca quase não se vê, e o produto é que está em destaque.

O resultado para a loja de óculos, foi que não tinha clientes praticamente nenhuns.

Deste erro no lançamento de uma loja, ficam duas lições.

Lição nº1

É preciso ter cuidado quando se imita as lojas de grandes cadeias. Essas lojas já são conhecidas do público, e por isso podem apostar exclusivamente nos produtos.

Mas numa loja pouco conhecida, isso não chega. Precisamos muito mais do que ter apenas bons produtos.

Lição nº2

Quando não somos conhecidos, a marca é ainda mais importante. E muitos lojistas pensam ao contrário.

As grandes cadeias podem dar-se ao luxo de ter apenas um letreiro pequeno com a marca. Mas quem não é conhecido, tem que mostrar a marca. E não pode “ter medo” de o fazer.

Se o cliente olha para uma loja e não vê uma marca, o que pensa é que a loja não tem confiança suficiente para arriscar ter a marca. Os clientes pensam que a marca não acredita nos produtos, e por isso quer esconder o nome.

O que devemos fazer é o contrário. Mostrar a marca sem receio. Como que a dizer: “tenho orgulho na marca, mesmo não sendo ainda uma marca conhecida, e confio nos produtos que vendo.”

E isto também é válido para lojas virtuais

Coloque o logótipo com o nome da marca em destaque no site. E utilize esse logótipo sempre que comunicar com o cliente (publicidade, emails, etc)

No final a loja mudou

Ao fim de algum tempo, essa loja mudou. E já tem a marca no letreiro.

Mas na minha opinião o letreiro deveria ser maior. A marca até tem produtos interessantes e uma história para contar. Por isso, deveria ter orgulho em mostrar a marca. Os clientes iam comprar mais.