A fachada de um estabelecimento é a primeira imagem que o cliente tem do seu negócio.
A fachada faz parte da decoração da loja. E inclui a porta, a montra, os letreiros e cartazes e as paredes exteriores do edifício. Em poucos segundos o cliente tem que conseguir ter uma ideia do seu negócio:
- o que vende
- o nível de preços.
E principalmente se o estabelecimento pode fazer alguma coisa por ele, como cliente.
A limpeza da fachada é muito importante. Se a fachada estiver suja e com aspeto desleixado, então o interior deve estar igual. Assim pensam os seus clientes.
Deve ser apelativa
E chamar a atenção. Os cartazes e letreiros têm um papel fundamental. E deve chamar à atenção, mesmo nos períodos em que a loja está fechada (por exemplo à noite).
Tente também perceber como os clientes vão ver a loja.
Normalmente, vêem-na de lado, e não de frente. Um cartaz lateral (perpendicular à loja), pode ser essencial.
Se alguns clientes ficarem admirados por a loja já existir há muito tempo, isto apesar de passarem por ali com frequência e nunca terem reparado na loja, é um sinal de que está a precisar de mudar alguma coisa na sua fachada.
Já assisti a casos em que a simples alteração da fachada levou a um aumento das vendas em mais de 30%.
Quer aprender mais sobre este tema?
Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.
Gostou deste artigo?
Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.
E ainda recebe um livro grátis.