
Para aqueles que não conhecem, o Etsy é uma plataforma online que tem como objetivo ligar aquelas pessoas que produzem artigos (normalmente artesanais ou vintage) e os consumidores desses artigos.
Recentemente o Etsy alterou a sua política e agora já permite que pequenas empresas que produzam os seus próprios produtos os possam vender.
O Etsy é como se fosse um centro comercial (shopping), mas do mundo digital. No Etsy, você cria uma loja, e depois vai acrescentado produtos a essa loja.
Eis como funciona a compra de uma cliente.
Quando um cliente estiver interessado no seu produto, ele faz a compra. O pagamento é feito ao Etsy (você não tem que se preocupar com pagamentos).
De seguida, o Etsy envia-lhe um email com a indicação do produto e contacto do cliente.
Você prepara a encomenda e envia para o cliente (pode utilizar os correios).
Se o cliente utilizar o Paypal como forma de pagamento, você recebe logo o dinheiro na sua conta de Paypal.
Para outras formas de pagamento, pode demorar alguns dias. Mas é rápido.
Venda no Etsy!
Por isso eu aconselho vivamente, a todos os que produzam artigos- tais como roupa, bijuteria, mobiliário e artigos de decoração, entre outros – a vender no Etsy.
Seja um produtor particular, uma pequena fábrica ou oficina, ou ainda lojas que vendam artigos originais e não massificados.
Eu próprio, já abri uma loja no Etsy para provar que é possível ganhar dinheiro a vender para todo o mundo, a partir de casa.
Ao princípio não foi fácil. Mas ao fim de 3 meses, já tinha vendas suficientes para provar que era possível ganhar dinheiro.
Com os erros que cometi no início, e com o que aprendi, é que consegui ensinar outras pessoas a vender no Etsy, e ter sucesso. E por ter sucesso, eu quero dizer — ganhar dinheiro.
Mas antes, gostaria de lhe dar 10 motivos para vender no Etsy:
1 — Facilidade em criar uma loja, adicionar artigos e começar a vender.
Todo o processo é muito simples, o site também está disponível em português. Em 20 minutos já está pronto a vender.
2 — Custos muito reduzidos.
Por cada produto publicado paga-se $0.20 USD, e é válido por 4 meses, ou até o produto ser vendido. Para além disso temos que pagar 3.50% sobre o valor de cada venda. Se tiver 100 produtos para vender paga $20 e tem esses produtos à venda durante 4 meses, o que dá $5 por mês (menos de 4 euros ou 16 reais) — nada mau.
3 — Facilidade em receber os pagamentos dos clientes.
Para quem tiver uma conta do Paypal (que é gratuito), o recebimento é imediato. Para Portugal é possível receber sem ter uma conta do paypal, basta indicar a sua conta bancária. Para outros países, consulte as regras do Etsy, no site deles.
4 — Muita informação
O Etsy dispõe de uma potente ferramenta de estatísticas, com informações sobre o número de pessoas que viram os seus produtos, bem como aqueles que os adicionaram aos favoritos. Para além disso, pode ligar a sua loja ao Google Analytics e assim ter ainda muito mais informação, tal como de que países são os seus visitantes.
5 — O Etsy está muito ligado ao Pinterest.
O Pinterest é uma rede social que tem como principal característica a troca de imagens entre os utilizadores.E muitas das imagens que encontramos no Pinterest são de artigos do Etsy. É muito fácil partilhar as imagens, basta um clique e o seu produto já está no Pinterest, acessível a milhões de pessoas.
Depois essas pessoas só têm que clicar na sua imagem para entrarem diretamente na sua página onde efetuam a compra.
6 — O Etsy está muito bem colocado nos resultados dos motores de busca.
Isto significa que se alguém pesquisar no google: “carteira cor de rosa com corações vermelhos”- e a sua loja tiver esta carteira — é muito provável que esta seja uma das primeiras imagens que essa pessoa vá ver.
7 — O Etsy tem utilizadores em todo o mundo
Sendo a maioria em países como os EUA, Canadá, Austrália e Europa Ocidental, ou seja, países com um poder aquisitivo muito mais elevado que o nosso.
8 — Tem uma comunidade de apoio muito grande, através de blogues.
A comunidade de utilizadores em lingua portuguesa é muito ativa, e vai encontrar muita informação. Se tiver alguma dúvida pode colocar a questão à comunidade. Haverá sempre quem queira ajudar.
9 — O primeiro passo para a internacionalização
O Etsy é uma forma de ganhar algum dinheiro para quem quer ter um negócio a tempo parcial, mas é também uma forma muito fácil e barata para as empresas que se queiram internacionalizar possam testar os mercados internacionais, para depois poderem avançar para outras plataformas, ou site próprio.
10 — O Etsy tem cerca de 30 milhões de utilizadores.
E em 2016 foram efetuadas através do Etsy vendas no valor total de 2,840 milhões de dólares.
Mas nem tudo é fácil no mundo do Etsy
Apesar destes números impressionantes, a verdade é que nem toda as pessoas conseguem ter sucesso no Etsy (ou em qualquer tipo de loja virtual).
E no entanto, a diferença entre lojas de sucesso e lojas sem sucesso, está em aprender certos conceitos básicos de marketing.
Vamos então ver as dicas para que você possa ter sucesso a vender no Etsy.
Escolha os produtos certos
Tudo começa por ter produtos que as pessoas queiram comprar.
No final de contas, a única opinião importante é a opinião dos clientes. Por isso, devemos em primeiro lugar fazer um pequeno teste e ver se as pessoas estão a comprar os produtos que queremos vender.
E uma das vantagens do Etsy, é que você pode ver o que cada loja vendeu.
Sendo assim, você tem que entrar no Etsy, e começar a ver produtos, ver as lojas que vendem esses produtos, e ver as vendas dessas lojas.
Eis como você deve fazer:
- Se você já tem uma ideia do que vai vender no Etsy, comece a pesquisar os produtos que vende, tal como se fosse um cliente. Depois, entre na página das lojas que vendem esses produtos, e veja se a loja tem muitas vendas desses produtos, e se muitas pessoas colocaram nos favoritos.
- Se você ainda não decidiu o que vender, vai precisar de gastar mais tempo a descobrir. Comece a ver as sugestões de venda e veja se são produtos que você conseguiria produzir (ou comprar), e se têm muitas vendas.
Não cometa este erro
Muitas pessoas acham que o que é bom, é vender produtos que ainda não existam no Etsy. Mas isso não é boa ideia.
O mais provável é que não haja ninguém à procura deles no Etsy. Com tantos vendedores no Etsy, quase de certeza que alguém já tentou vender no Etsy. Mas depois desistiu porque não vendeu. É por isso que você não os vê.
O ideal é você vender tipo de produtos que já estejam a ter sucesso. Isso significa que estão a ter muita procura. E se têm muitas procura, mesmo que haja muita oferta, você conseguirá vender, desde que tenha produtos interessantes.
A estratégia com mais hipóteses de sucesso para vender no Etsy, não é ter tipos de produtos que mais ninguém tenha, mas sim ter produtos diferentes.
Lembre-se que os gostos dos clientes não são todos iguais (felizmente para si), e por isso o mais provável é que haja alguém que goste dos seus produtos.
Aprenda tudo sobre os produtos
Escolha o produto que escolher, você deve-se tornar especialista nesses tipos de produtos. Aprenda o que os outros fazem. Veja os sites que vendem esses produtos (sem ser o Etsy), e veja como é que eles apresentam os produtos (fotos) e como descrevem os produtos.
Se o produto que você escolher for roupa, e se quiser saber como tirar fotos de roupa, leia este artigo que eu escrevi:
Conselhos para tirar fotos de roupa
Os clientes têm que sentir que nós sabemos do que estamos a falar quando mostramos um produto. Se você tiver confiança no produto que está a vender, o cliente também vai sentir essa confiança. E se gostar do produto, e do preço, ele acabará por comprar.

Mas ter produtos que as pessoas queiram comprar, não chega.
Existem milhares de lojas no Etsy. A maioria delas tem menos de 100 visitas por mês. E, acredite em mim, menos de 100 visitas não dá muitas hipóteses de vendas.
Por isso, a sua loja tem que ser descoberta.
E isso consegue-se, seguindo determinadas regras simples, mas que nem todas as pessoas conhecem.
E você tem duas maneiras para fazer com que os clientes descubram a sua loja:
- Através da pesquisa
- Promoção da loja ou produtos
A pesquisa
A maioria dos clientes descobrem os produtos através da pesquisa.
Escrevem uma palavra (ou várias) no espaço para a pesquisa, e depois aparecem os resultados das pesquisas.
Normalmente são centenas ou milhares de resultados.
O que você quer é que o seu produto apareça nos primeiros resultados dessa procura. A maioria dos clientes só vê as primeiras páginas da procura. Se os seus produtos não aparecerem nas primeiras páginas, a probabilidade de os clientes verem os produtos é quase nula.
Por isso, você tem que criar bons nomes de produtos, e boas descrições. Se o nome dos produtos, ou da descrição forem iguais ou parecidos ao que o cliente pesquisou, os seus produtos vão aparecer na primeira página.
A promoção
Para aumentar as hipóteses de conseguir vender no Etsy, você deve promover os seus produtos ou loja do Etsy.
A maneira mais eficaz de promover os seus produtos, é através das redes sociais.
E a mais indicada para vender produtos no Etsy, é o Pinterest.
Mas também pode (e deve) utilizar o Facebook e o Instagram.
Pode ainda fazer publicidade, como por exemplo: Google Adwords e Facebook Ads.
Faça o cliente confiar em si
Por último, o cliente tem que olhar para a sua loja do Etsy, e sentir que acredita no que você está a dizer, e acreditar que vai receber o que está a ver.
Esta é a última fase para conseguir boas vendas no Etsy.
Preencha todos os dados sobre o seu negócio. Coloque uma foto sua, para que o cliente sinta que está a fazer negócio com uma pessoa verdadeira, e não com uma empresa “sem rosto”. Os clientes do Etsy, gostam mais de comprar produtos a pessoas ou empresas pequenas, do que a empresas grandes.
Informe bem o cliente dos prazos de entrega.
E se vender produtos com tamanhos, explique bem a escala, e ofereça a possibilidade de trocar os produtos caso o tamanho não esteja correto.
Tenha a atitude certa
Ao longo da minha vida profissional, já vi muitos lojistas terem sucesso, mas também já vi muitos falharem. A diferença principal entre eles — a capacidade de querer aprender a melhorar.
Se você abrir uma loja e vender no Etsy com um espírito amador, vai ser difícil conseguir muitas vendas.
Mesmo que você abra uma loja e não queira que este seja o seu trabalho principal. E mesmo que o seu objetivo seja apenas de ganhar algum dinheiro extra, a atitude é fundamental.
Aprenda ao máximo o que puder antes de começar a vender no Etsy. E continue a aprender, mesmo depois de abrir a loja.
Aprenda ainda mais sobre estes temas
Neste artigo, já dei bastantes dicas sobre os temas mais importantes. E há alguns temas que você deve procurar aprender melhor, nomeadamente:
- Como criar uma marca, para que os clientes “levem a sério” o seu negócio, e comprem.
- Como ter os produtos certos, com o preço adequado.
- Conseguir fazer boas compras.
- Saber escolher os clientes certos para o seu tipo de produto e marca.
- Como melhorar os produtos para que fiquem mais apelativos.
- Como usar a emoção para convencer os clientes a comprar.
- Como promover o negócio. Já vimos onde pode promover, mas também é preciso aprender como promover.
- Ir mais além do Etsy. O Etsy é importante, mas você deve ter também outros locais onde vender, de forma a multiplicar os seus lucros.
Se decidir vender no Etsy produtos de moda (roupa, sapatos, acessórios, bijutarias), pode aprender ainda mais com o livro que eu escrevi:
“Como criar um negócio de moda a partir de casa”
Nesse livro eu explico os passos a dar num negócio de moda (incluindo um capítulo exclusivo sobre o Etsy).
Em todo o caso, dê uma vista de olhos no Etsy. E tente encontrar casos de sucesso (existem muitos). Aprenda com eles.