Comércio em Geral

10 medidas para melhorar a sua loja por pouco ou nenhum dinheiro

Muitas vezes existe a ideia de que é preciso gastar muito dinheiro para melhorar a nossa loja.

Nada mais longe da verdade. Quando entro em algumas das lojas, saltam-me logo à cabeça uma dezena de medidas que o lojista podia tomar para melhorar a loja e aumentar as vendas.

  1. Limpeza da loja – Parece óbvio que a loja deva estar limpa. mas isso não é o que acontece na maioria das lojas. O custo é mínimo, e vai ver que tem um grande impacto nas suas vendas. Estes são os pontos onde existem mais problemas: fachada – principalmente o letreiro e toldo; gabinetes de prova; quartos de banho.
  2. Distribuição de folhetos – Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a distribuição de folhetos funciona na maioria dos casos. Tem é que ter em conta que só ao fim de 4 ou 5 folhetos recebidos é que as pessoas vão comprar. Por isso não espere vendas no momento em que os distribui, mas se distribuir folhetos às pessoas durante uma semana seguida, no final já vai ver resultados. O custo de produzir 5000 flyers é de menos de 60 euros. Com 5000 flyers deverá conseguir entre 25 a 50 vendas.
  3. Decorar a loja com flores ou plantas – O ambiente da loja, é o
    fator mais importante para a imagem que o seu cliente tem da sua loja. Por menos de 100 euros pode decorar a sua loja com plantas naturais, ou artificiais, e que vão dar um armais ecológico à sua loja. Se tiver plantas em casa, ou deslocar-se a um mato, pode arranjar ramos de plantas sem custo nenhum.plantas naturais
  4. Receber os clientes com alegria – Não tem custo nenhum, mas nem sempre é feito. Não deve apenas receber os clientes com um cumprimento formal. Deve recebê-los com um sorriso alegre. Faça os seus clientes sentirem-se felizes. Gabar os clientes faz as pessoas sentirem-se mais felizes. Pode, por exemplo, gabar uma peça de roupa do cliente. Se não conseguir uma venda, pelo menos vai fazer alguém mais feliz o resto do dia.
  5. Agradecer a compra – Devemos respeitar o facto do cliente ter gastado, dois dos mais preciosos bens que se pode ter, na nossa loja: tempo e dinheiro. Deve agradecer, com entusiasmo, depois do cliente pagar, mas deve ir mais longe. No talão de venda (ou fatura) deve colocar uma mensagem de agradecimento, que seja fora do vulgar. Daqui a alguns tempos, se o cliente olhar para o talão (por exemplo para deitar ao lixo), e vir uma mensagem simpática de agradecimento, vai lembrar-se positivamente da sua loja.
  6. Oferecer guloseimas às crianças – Custa muito pouco comprar um frasco de rebuçados, ou chupa-chupas, mas vai fazer as crianças felizes, e os pais também, por se lembrar delas.exposição guloseimas
  7. Cadeiras para clientes – Uma das grandes falhas das lojas, é não terem cadeiras ou bancos para as pessoas sentarem-se enquanto esperam. Se os seus clientes vierem acompanhados, o mais normal é que os acompanhantes não queiram estar em pé a ver a loja, e prefiram-se sentar. Se esses acompanhantes forem crianças, idosos, ou maridos, pode ter a certeza que agradecerão ter uma cadeira para descansar. E você só vai ganhar com isso, pois vai deixar de ter alguém a pressionar o seu cliente para sair da loja rapidamente.
  8. Levar clientes da loja física para a loja online – Se tiver uma loja on-line, ou uma página em redes sociais, não perca a oportunidade de enviar os seus clientes da loja física para a lá. Alguns dos clientes que atender, será a última vez que lhes vai ter oportunidade de vender. Muitos deles são de fora da sua localidade, e não voltarão mais. Por isso, não perca a oportunidade de lhes vender através da internet. Coloque o seu endereço web nos talões, em cartazes junto à caixa e na vitrine. Os clientes mais fáceis de conquistar para sua loja web, são aqueles que já o conhecem.
  9. Ter sacos grandes – Não há melhor meio de publicitar a sua loja na rua, do que os sacos que dá aos clientes para pôr os artigos que vende. Deve ter sacos grandes, e dar sacos maiores do que é necessário. Para além disso, deve sugerir aos clientes que trazem sacos de outras lojas, colocar esses sacos num saco maior da sua loja. Tem três vantagens: quanto maior o saco, mais fácil é ser visto pelas pessoas da rua; as pessoas vão pensar que aquela pessoa comprou muitos artigos e por isso a loja deve ser boa; e assim faz com que os sacos dos seus concorrentes não sejam vistos na rua.
  10. Colocar posters de pessoas a utilizarem os seus produtos – Ver pessoas a utilizarem os seus produtos, faz aumentar, e muito, a possibilidade dos seus clientes querem comprar. Se você vende roupa, então deverá ter fotos de pessoas com a roupa que vende. Se você vende carne, então deverá ter foto de pessoas a cozinhar a carne que vende. Se você tem um restaurante, padaria, ou confeitaria, deve ter fotos de pessoas a consumir os produtos que vende. Naturalmente que essas fotos devem ser de qualidade. De preferência feitas por fotógrafos, mesmo que sejam amadores. Com tantos amantes da fotografia, não vai ser difícil arranjar um com qualidade e a bom preço.

Algumas destas medidas parecem óbvias para a maioria das pessoas. No entanto olhe novamente para elas e responda. Quantas destas medidas já estou a utilizar? E quantas utilizam os meus concorrentes?

Mais importante que ter ideias, é executar as ideias. Não espere por uma solução milagrosa para a sua loja. Comece pelas medidas mais simples. Algumas são grátis.

 

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.