Talhos

10 Ideias para promover o seu talho (açougue)

Existem excelentes oportunidades para promover um talho (açougue no Brasil). Você só tem que as encontrar, e aprender como fazer.

Infelizmente vê-se muitos conselhos errados na internet, e vê-se muitos donos de talhos a cometer erros enormes, que para além de custarem dinheiro, fazem com que as vendas diminuam ainda mais.

Vamos então ver algumas formas eficazes de promover a loja. E são maneiras de promover, que os donos de talhos que eu já ajudei, utilizam.

#1 – Fachada da loja

Vá lá fora, e dê uma vista de olhos às pessoas que passam na rua, a pé e de carro. Se você costuma estar na loja, então deve conhecer a maioria dos clientes.

Quantas, dessas pessoas que estão a passar, são clientes da sua loja? Aposto que há muitas que não são. E como a maioria das pessoas são consumidores de carne, a maioria dessas pessoas poderiam ser suas clientes.

O que é que melhor promove a sua loja a estes clientes que passam junto à loja? A fachada da sua loja.

Mas o problema das fachadas da maioria dos talhos, é que são todas iguais e pouco apelativas. Parecem mais um armazém, ou uma loja que vende para profissionais. Mas deviam parecer como uma loja que vende para clientes particulares, para consumidores.

Às vezes até parece que existe uma lei que obriga a que todas as fachadas dos talhos tenham que ser todas iguais e pouco atraentes. Mas claro que não existe nenhuma lei.

E por isso, você pode fazer da fachada da loja a melhor forma de promover a loja. Mas para isso, terá que fazer diferente do que a maioria dos talhos faz. E as boas notícias é que não é tão caro quanto isso mudar uma fachada de um talho. Eu sei, porque nós já ajudámos muitos talhos a conseguir fachadas diferentes, e que chamam os clientes para dentro da loja. Basta mudar alguns detalhes.

#2 – Cartazes na vitrine

A outra forma de conquistar as pessoas que passam junto à loja, é através de mensagens em cartazes.

Provavelmente você já o fez.

Mas o que eu tenho visto em talhos, e tenho corrigido, é que a mensagem que aparece não funciona.

Você tem que criar uma mensagem que realmente tenha impacto no cliente. Nem sempre colocar uma cartaz a dizer que o talho tem preços baixos, resulta. Na realidade, isso não resulta na maior parte dos casos.

Para cada tipo de cliente, você tem que ter uma mensagem diferente. Você tem que fazer cartazes diferentes para clientes que nunca lhe compraram. Outra diferente para clientes que já compraram no passado, mas deixaram de comprar. E ainda outra diferente para os seus clientes habituais (para comprarem mais).

E não cometa o erro de colocar na vitrine mais que uma mensagem ao mesmo tempo. Se puser muitas mensagens, o cliente não vai reparar em nenhuma.

Você só precisa de passar uma mensagem de cada vez. O importante é que eles leiam as mensagens.

#3 – Facebook

Apesar de muitos negócios já terem uma página no facebook, nem todos publicam periodicamente posts. O habitual é que quando se cria a página as empresas começam a publicar todos os dias, mas passado uns tempos, ou porque já não têm ideias, ou porque não vêem resultados, deixam de publicar. O meu conselho é que é preferível publicar de uma forma consistente. Em vez de publicar uma vez por dia, é melhor começar por uma vez por semana, e depois ir aumentado a frequência para duas ou três vezes por semana. Assuntos que um talho pode retratar na página do facebook:

  • Receitas de pratos de carne.
  • Conselhos sobre como cortar carne.
  • Conselhos sobre conservação de carne.
  • Comentar programas de tv de culinária. Por exemplo sempre que nos programas tipo “Master Chef” se falar de carne, fazer uma referência sobre o assunto.
  • Promoções. Não convém exagerar, mas falar de boas promoções de vez em quando não vai vai fazer “cansar” os seus clientes.
  • Referências históricas e curiosidades, como por exemplo a evolução dos talhos ao longo do tempo, curiosidades sobre facas, etc.

A outra forma de promover a sua loja através do Facebook, é fazendo publicidade. É um meio muito eficaz de promover uma loja.

Claro que tem custos. Mas se for bem feita, é rentável.

O problema é que os lojistas não sabem o que colocar na publicidade. E nos casos que nós temos trabalhado, chegámos à conclusão que a diferença entre má publicidade e boa publicidade, é enorme. Na primeira, os lojistas estão a deitar dinheiro ao lixo. Na segunda, estão a fazer um dos melhores investimentos que podem fazer.

#4 – Parcerias com blogues

Existem milhares de blogues sobre culinária.

Basta você pesquisar sobre um qualquer prato de carne no Google, e vão logo aparecer centenas deles.

Entre em contacto com estes blogues, e pergunte se eles ficam na sua cidade. Caso fiquem na sua cidade, faça uma proposta. Você oferece a carne, e eles fazem uma referência ao seu talho.

Naturalmente que esta é uma opção se você vive numa cidade grande. Numa terra pequena, é mais difícil.

#5 – Pinterest e Instagram

O Pinterest e o Instagram são duas redes sociais orientadas principalmente para a partilha de imagens. Circulam muitas fotografias de comida nestas duas redes. Se você conseguir tirar fotos apelativas (ou contratar alguém), então esta é uma boa forma de promover o seu talho.

#6 – Google “O meu negócio”

Este é mais um dos serviços extraordinários que a Google tem. E ainda por cima é grátis.

No Google “O meu negócio”, você preenche alguns elementos sobre o seu negócio, tal como a descrição do negócio, morada e outros contactos, horários, fotos da loja. E depois fica com uma espécie de mini-site no Google.

E a principal vantagem é que se alguém pesquisar por talho (ou açougue no Brasil), vai aparecer num mapa a localização dos vários talhos da cidade. Se você aderiu ao Google “O meu negócio”, a sua loja vai aparecer.

E como a maioria dos talhos não utiliza este serviço, porque não sabem que existe, e que é grátis, a sua loja vai ser das poucas a aparecer.

Vá já ao Google “O meu negócio”, e preencha os dados. Aqui fica o link:

Google “O meu negócio”

#7 – Oferta de amostras de comida

Faça uma parceria com um restaurante e peça-lhes para cozinharem comida no seu talho, com os seus produtos, para oferecer a clientes e a quem passa na rua. Assim estará a promover as suas carnes e o restaurante beneficia de publicidade. Pode também, tal como fazem os supermercados, oferecer amostras de comida que não precisa de ser cozinhada (exemplo: enchidos).

#8 – Flyers

Os flyers ou folhetos são uma excelente forma de promover um talho. São um ótimo meio de distribuir na rua, diretamente a quem passa.

O problema é que algumas cidades estão a começar a proibir a distribuição de folhetos na rua. Mas a maioria ainda deixa colocar nos carros estacionados. E há ainda a excelente solução de distribuir na caixa de correio das casas das pessoas.

Por isso, a utilização de flyers é um meio muito eficaz.

Infelizmente muitos lojistas já distribuíram flyers, e acabaram desistindo por achar que não compensava.

Mas estão a cometer um erro grande.

Em primeiro lugar, a mensagem que você vai colocar no flyer é muito importante. Você tem que ser capaz de dizer qualquer coisa que interessa ao cliente. É por isso, que nós ensinamos a fazer flyers com mensagens diferentes consoante você esteja a distribuir a consumidores, ou a restaurantes. A mensagem tem que ser diferente, porque o que leva um consumidor a comprar é diferente do que leva um dono de restaurante a comprar.

Em segundo lugar, você tem que ser paciente.

Nos estudos que nós fizemos, descobrimos que os flyers têm o máximo impacto na 5ª distribuição.

Ou seja, você vai ter que enviar 5 vezes flyers à mesma pessoa, até que ela faça alguma coisa. E fazer alguma coisa, significa ir à sua loja.

Os lojistas desistem logo à primeira, e dizem que não compensa fazer publicidade com flyers. Dizem que o dinheiro que gastaram foi maior que o acréscimo de vendas. Mas como eu já disse, estão errados. Vamos ver porquê.

Eles terão que enviar pelo menos 5 flyers à mesma pessoa. E as contas não podem ser feitas comparando o custo dos flyers, com o acréscimo de vendas nos dias seguintes.

O valor que um cliente novo traz para a sua loja, não é apenas a primeira venda. Se ele ficar cliente da loja, ele vai gastar muito mais dinheiro ao longo do ano.

Se você gastar 100 euros numa campanha publicitária de flyers, e esses clientes trouxerem um lucro de 100 euros na primeira compra, isso é um excelente resultado. Porque muitos deles vão continuar a comprar.

#9 – Decorar uma carrinha

Se você tem um carro, ou carrinha da empresa para distribuir carne, então deve aproveitar para promover o seu negócio, decorando com vinil autocolante.

Mais uma vez, chamo a atenção para não cometer o erro que a maioria dos talhos comete.

Não decore o seu carro como fazem todos os outros talhos. A maioria dos talhos faz isto: coloca uma imagem de carnes, e depois coloca o nome e contactos.

A única vantagem que isto tem, é que quem olhar vai saber que você está a promover um talho. Só que ninguém vai ler o que está escrito. As pessoas já têm um talho onde fazem as compras, e procurar um novo talho não está de certeza nas preocupações das maioria das pessoas.

Então o que funciona?

Simples. Ou você cria uma decoração do carro diferente, que chame a atenção.

Uma carrinha antiga com logótipo a condizer.
Uma carrinha antiga com logótipo a condizer.

Ou ainda melhor, você cria uma mensagem com um motivo que interesse aos clientes. Tal como eu ensino no manual completo para talhos, existem muitas maneiras de promover os seus produtos.

São essas mensagens que você pode utilizar no carro. Desta forma, quem a ler vai pensar: “tenho que aproveitar essa promoção.” E então de seguida, vai procurar saber o nome do talho, e a morada.

#10 – Decorar a montra / vitrine.

Não é muito habitual os talhos decorarem as montras. Colocar carne crua na montra pode ser complicado (exige refrigeração) e não é muito apelativo.

Utilize antes, imagens do animal (vaca ou porco). Essa imagem deve ser estilizada ou ser um desenho. Não utilize fotos de animais, pois muitas pessoas (e especialmente crianças) preferem não imaginar que a carne vem de um animal vivo.

Uma montra com decoração em vinil colado no vidro
Uma montra com decoração em vinil colado no vidro

Estas formas de promover um talho, fazem parte do Manual Completo de Marketing para Talhos / Açougues.

Lá, encontrará estas e muitas outras ideias detalhadas, para melhorar o seu negócio. Dê uma vista de olhos.

Quer aprender mais sobre este tema?

Temos vários manuais e cursos para que possa aprender ainda mais sobre este e outros temas de negócios de lojas. Dê um salto enorme no seu negócio.

Gostou deste artigo?

Estamos sempre a lançar novos artigos para ajudar quem tem, ou quer ter uma loja. Pode inscrever-se na nossa newsletter (e ainda por cima é gratuita), e assim receberá os novos artigos no seu email, e outras informações.

E ainda recebe um livro grátis.