Comércio em Geral

O que escrever num flyer ou folheto

Um flyer ou um folheto continua a ser um dos meios mais eficazes de fazer publicidade a uma loja.

E com as empresas gráficas online, o custo dos flyers e folhetos tornou-se muito baixo.

Tem ainda a vantagem de poder ser entregue em determinadas zonas geográficas à nossa escolha, e ao contrário da publicidade na internet ou por email, é considerado pouco incomodativo. Muitas pessoas consideram a publicidade por email como spam, enquanto os folhetos e flyers não.

E por isso não existe nenhuma razão para que você não aproveite este meio para dar a conhecer a sua loja ou produtos.

O problema é que a maioria das pessoas não sabe o que escrever, e o que colocar num flyer.

E o que lá está escrito e as imagens que tenham, são o mais importante para o sucesso ou fracasso duma campanha publicitária.

Alguns conselhos essenciais para quem quer fazer um simples folheto:

  • Todo os flyers e folhetos devem ter um título. Um título é uma frase curta. Você pode falar de um problema dar uma solução para esse problema. Por exemplo: “Não sabe onde duplicar chaves de casa, em menos de 5 minutos?”Ou então pode ser o mote (frase que define o seu negócio e o diferencia dos outros negócios) da sua loja. Exemplo: “Faça o seus almoços de negócios no restaurante…..”, ou “Loja…, a loja de roupa para noivas que gostam de vestir diferente” ou se o preço for o maior argumento que tiver “Compre 6 bolos por apenas 3 euros, na confeitaria …..”
  • Evite ter muitas mensagens. Quanto mais mensagens o seu flyer tiver, mais confuso o cliente ficará, e menos impacto terão as mesmas mensagens. O ideal é haver apenas uma mensagem.
  • Não se esqueça das informações essenciais: moradas, site, telefone, horários.
  • Se a loja ficar numa rua que não seja muito conhecida, dê uma referência, por exemplo: “junto ao Banco …..”
  • Coloque o logótipo. Não precisa de ser muito grande, mas interessa que o cliente fique familiarizado com o logótipo para quando vir a loja.
  • O que mais distingue um flyer feito por um profissional e por um amador, é espaço que está livre (sem texto nem imagens). Os amadores acham que se deve encher a totalidade do flyer com informação. Pensam: se vamos pagar o mesmo, então vamos aproveitar. Isso está errado. A melhor maneira de chamar a atenção para uma frase é deixar espaço vazio à volta. As pessoas reparam mais depressa numa frase que esteja com muito espaço vazio à volta, do que uma frase escrita com letras muito grandes.
  • Só ponha fotografias, se as fotografias tiverem qualidade e se ajudarem na mensagem que você quer fazer passar. Não ponha fotografias só por pôr.