Comércio em Geral, Comércio Online

Como escolher um bom contabilista para sua empresa

Um contabilista é um dos profissionais mais importantes que lidam com uma empresa. Um contabilista é muito mais que a pessoa que organiza a contabilidade e ajuda a entregar declarações de impostos. Daí a importância de escolher um bom contabilista.

O papel do contabilista

O contabilista tem que fazer o papel de:

  1. Advogado. Para pequenos assuntos que têm a ver com aplicação de leis (principalmente arrendamentos e laboral) a maioria dos contabilistas sabem ajudar. Sabendo inclusivamente fazer e analisar contratos.
  2. Consultor. Devida à sua experiência e formação, consegue dar alguns conselhos de gestão.
  3. Conector. Os contabilistas conhecem muitas empresas, e conhecem muitas pessoas, que por sua vez conhecem muitas pessoas. Quando precisamos de algum profissional ou empresa, o contabilista é das primeiras pessoas que contactamos para nos ajudar a encontrar o que precisamos.
  4. Confidente. O contabilista é muitas vezes a única pessoa que podemos contar os nossos problemas profissionais, pois conhecem bem a empresa, e se tiverem experiência profissional podem dar conselhos que funcionaram bem noutros casos.

É pois fácil de ver que é muito importante escolher um contabilista que seja o certo.

Quando eu digo contabilista, pode ser um gabinete de contabilidade.

Conselhos

Estes são alguns dos conselhos para escolher um bom contabilista:

  1. Mesmo que você esteja a pensar contratar um gabinete de contabilidade com muitos contabilistas, peça para falar com o contabilista que ficaria com a sua conta.
  2. É muito importante que você tenha acesso a contactos directos com o contabilista, nomeadamente o número do telemóvel. Mas use esse número com moderação. Para assuntos menos urgentes, comunique por mensagem escrita (SMS ou email). Assim o contabilista saberá que quando você lhe telefonar para o telemóvel é porque é um assunto urgente.
  3. Ter alguém que possa dar referências sobre o trabalho do contabilista é muito útil. Leia a lista que eu fiz dos papeis do contabilista, e pergunte às pessoas que deram a referência se o contabilista tem capacidade de ajudar naqueles pontos.
  4. Tal como quando você contrata um empregado, tem que contratar alguém que tenha uma personalidade que seja do seu agrado. Uma boa personalidade é tão ou mais importante que bons conhecimentos técnicos.
  5. É muito comum criar-se uma amizade com o contabilista. Isso é positivo, mas mesmo assim controle sempre os pagamentos e peça sempre prova dos pagamentos feitos pelo contabilista.