Comércio em Geral

Como preparar a campanha de Natal de uma loja.

A campanha de Natal aproxima-se

O Natal e o Ano Novo parece que ainda vêm longe. Mas de repente, ele já aí está, e já não há tempo para preparar a campanha. E depois vêm as queixas que a campanha de Natal correu pior que a do ano anterior. Mas isso não tem que ser assim, e muito depende do tempo e dinheiro que queremos gastar com a campanha de Natal para a nossa loja.

Vamos então ver quais os pontos que temos de preparar com tempo para ter uma campanha de Natal perfeita, com muitas vendas e clientes satisfeitos.

Produtos e serviços

Os produtos e serviços que mais se vendem na época de Natal quase nunca são os mesmos que mais se vendem nas outras alturas do ano. Alguns produtos e serviços são muito específicos da época, mas existe um outro fator. É que na época de Natal, muitas das compras não são feitas para os clientes usarem eles próprios, mas sim para oferecerem.

Em relação aos produtos, eu deixo dois conselhos:

  1. Analise as vendas do ano anterior, relativas às venda do período de Natal. Veja quais são os produtos que mais se venderam. Esteja também atento aos produtos que se esgotaram. Há casos em que as vendas de produtos não foram grandes, porque já não havia stock de produtos. Nos casos em que seja possível, encomende produtos suficientes para a campanha de Natal, ou substitua por produtos semelhantes.
  2. Prepare um secção especial dentro da loja, em que os produtos que mais se vendem estejam em destaque. Esses produtos também devem ir para a montra (vitrine). No caso de lojas virtuais, deverá criar uma secção no menu, só para esses produtos. E essa secção deve estar em destaque na homepage.

Embalagens

As embalagens são extremamente importantes na época de Natal. Por vezes os clientes compram mais pela embalagem, do que pelos produtos que estão lá dentro.

Afinal de contas, a embalagem é a primeira coisa que quem recebe presentes vai ver, e é também pela embalagem que vai avaliar o valor do presente. Como a maioria das pessoas gosta de impressionar com os presentes, a embalagem torna-se fundamental.

O ideal é criar embalagens originais para a época de Natal. E que sejam embalagens que tenham o espírito de Natal. E esse espírito consegue-se através de:

  • cores associadas ao Natal, tal como o vermelho, verde, dourado e prateado.
  • desenhos de Natal, tais como: folhas de azevinho, sinos, renas, etc.

Mas mesmo que seja difícil e caro criar embalagens próprias para o Natal, podemos melhorar as embalagens normais, através de autocolantes. Mandar fazer autocolantes não é caro, e melhora bastante qualquer embalagem.

Etiquetas

Aconselho também que se compre, ou mande fazer, umas etiquetas para que os clientes possam colocar nas prendas, escrever o nome de quem ofereceu a prenda, e para quem é.

Se procurar online, encontrará etiquetas de Natal já feitas.

Lojas Virtuais

Todos estes conselhos sobre embalagens também se aplicam a lojas virtuais. As lojas virtuais têm tendência a esquecer a apresentação do produto quando o cliente o recebe em casa. É um erro grande, e é um dos fatores que prejudica a fidelização de clientes.

Dica: para encontrar embalagens originais para se inspirar veja no Pinterest.

Empregados

A época de Natal e Ano Novo é uma época complicada, porque o trabalho se concentra num período bastante curto. Normalmente são 2 a 3 semanas de trabalho intenso. E como tal, aparecem dois problemas:

  • falta de empregados suficientes para atender os clientes todos
  • stress no trabalho

Devemos tentar encontrar mais empregados que venham ajudar na época de Natal. Mas como nem sempre é fácil arranjar empregados que estejam dispostos a trabalhar apenas duas semanas, eu sugiro que tente contratar estudantes que queiram ganhar algum dinheiro extra por 1 ou 2 semanas de trabalho.

A experiência que eu tenho, é que a maior parte dos estudantes, são bons empregados.

Para que o stress no trabalho não aumente, e isso se reflita no atendimento ao cliente, ou nas faltas ao trabalho, eu sugiro que dê folgas extra, ou mesmo férias, aos seus empregados, no mês de Novembro. Desta forma estarão com mais energia em Dezembro.

Horário

Também temos que analisar se compensa alargar o horário de funcionamento da loja. E se for o caso, temos que combinar com os empregados.

Quanto mais cedo conversar com eles, mais fácil será eles aceitarem a mudança de horário.

Se o seu software de vendas permitir, analise as vendas do ano anterior, na época de Natal, e veja se as vendas eram elevadas na primeira hora da abertura, e na última hora. Isso significa que alargar o horário, muito provavelmente, será rentável.

Nas lojas virtuais, e como uma boa parte das visitas ao site são feitas durante a noite, preveja ter alguém disponível para responder aos contactos dos clientes durante a noite, pelo menos até às 22h.

Promoção

Se estiver a pensar fazer uma campanha promocional, como por exemplo, publicidade no facebook, então comece a preparar essa campanha.

As campanhas específicas para o Natal, têm que ser feitas a pensar no ambiente de Natal, e no espírito dos clientes. Quando conseguimos compreender o que os clientes querem no Natal, é muito mais simples fazer boas campanhas promocionais.

Ambiente (música, fragâncias, banners)

O objetivo do ambiente de Natal, é fazer transportar os clientes para um imaginário do que é o Natal. Se os clientes conseguirem imaginar-se dentro de um ambiente de Natal, é extremamente provável que façam compras, e que gastem mais dinheiro do que estavam a contar gastar inicialmente.

Os sentidos têm um papel fundamental no espírito de Natal. E quantos mais sentidos utilizarmos, melhor.

Música

A música de Natal ajuda nas vendas da época de Natal. Já fiz vários testes, em que comparei períodos em que havia musica de Natal, e outros onde a música era de outro tema, e sempre venceu a música de Natal.

De forma a que os seus empregados não se cansem da música de Natal e fiquem desmotivados, tente comprar vários álbuns de Natal distintos, para que as músicas não sejam sempre as mesmas.

Fragrâncias

Os cientistas dizem que o olfacto é o nosso sentido que mais memórias nos traz. E é também aquele que nos influencia mais. Sentimos o cheiro a pão fresco, e de repente, apetece-nos comer pão.

E se sentirmos determinados cheiros, o nosso cérebro lembra-se logo do Natal.

Podemos utilizar fragrâncias naturais, ou artificiais. Algumas fragrâncias que nos fazem lembrar do Natal são:

  • Canela
  • Pinhas (principalmente as verdes)
  • Velas
  • Pinheiros e outras árvores
  • Caramelo
  • Chocolate
  • Resina de pinheiro
Banners

As lojas virtuais não podem utilizar as fragrâncias, e a maioria das pessoas não gosta de ouvir música nas lojas virtuais, mas podem utilizar banners de imagens e vídeos em que utilizam os temas de Natal.

Exemplo de imagem de Natal que pode ser utilizada num banner para o site, especificamente para a campanha de Natal de uma loja virtual.

Decoração

E por último, temos a decoração da loja (interior e exterior). Como o tema é vasto e importante, criei um post sobre a decoração de lojas no Natal. Pode ler aqui o post:

Como decorar uma loja para o Natal